Semad realiza reunião de alinhamento entre servidores das Suprams

Crédito: Matheus Adler/Semad

microchipagem DENTRO PRONTO

O encontro foi realizado em Jaboticatubas e contou com a presença da secretária Marília Melo

Equipes das 10 Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) e da Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) se reuniram, nesta terça-feira (19/4), com dirigentes para alinhar procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental, autos de infração, atendimento de denúncias, entre outras funções.

A ação faz parte da continuação de um processo, iniciado em janeiro, para construção de indicadores e de planejamento, com intuito de manter as regionais com um desempenho homogêneo.

O encontro foi realizado em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo. Em seu discurso de abertura, Marília trouxe o cenário de quais são os principais desafios da gestão nas superintendências.

Em outro momento, Marília se reuniu com superintendentes, assim como os subsecretários se reuniram com suas respectivas áreas para tratar das gestões no interior de Minas. Já na parte final da dinâmica, foram consolidadas as prioridades do plano de ação e do planejamento de cada Supram.

Participaram do encontro, além de servidores das Suprams e da secretária Marília Melo, as subsecretárias de Regularização Ambiental, Anna Carolina Motta Dal Pozzolo, e de Tecnologia, Administração e Finanças, Ana Carolina Miranda Lopes de Almeida; o subsecretário de Fiscalização, Alexandre Leal e a secretária-Executiva da Semad, Valéria Rezende, acompanhada do Assessor de Gestão Regional, Vitor Salum.

Gestão compartilhada

Marília Melo destacou que a reunião entre as 10 Suprams do Estado é uma oportunidade de troca de experiências e de boas práticas. Desta forma, ela acredita que as regionais ganham em experiência, tendo em vista que as superintendências podem tratar de tipologias diferentes de licenciamento, como mineração e setor sucroenergético.

“Aqui a gente valida o planejamento 2022 para as Suprams em todas as áreas: licenciamento ambiental; atendimento de denúncias; fiscalização e auto de infração. Também é um momento de troca de experiências e de boas práticas entre as Suprams”, enfatiza a secretária.

O superintendente de Apoio à Regularização Ambiental, Fernando Baliani, também acredita que as superintendências podem compartilhar seus principais pontos positivos entre si para que resultados expressivos sejam colhidos nas 10 regionais de Minas.

“Estamos compartilhando aquilo que determinada Supram tem de melhor e levando ao conhecimento de outra regional, aproveitando esse jeito de fazer para implementar dentro da sua superintendência e alcançar os melhores resultados”, afirma Baliani.

Ricardo Barreto Silva, superintendente da Supram Noroeste, aprova a gestão participativa implementada pela Semad. “Isso faz com que a equipe se sinta bem no sentido de estar resguardada em todos os atos que emitimos no cotidiano, pois temos aqui o acompanhamento tanto da secretária como dos subsecretários e das respectivas equipes, que nos dão o apoio na gestão dos processos de licenciamento ambiental e de autos de infração”, conclui.

Matheus Adler