Perfuração de poços tubulares profundos trará benefícios a 45 famílias em Nepomuceno

Crédito: Divulgação/Sisema
Perfuracao 600
Programa de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água  é realizado em parceria com a Copasa

Teve início, na última sexta-feira (25/3), no município de Nepomuceno, no Sul de Minas, a perfuração de Poços Tubulares Profundos. A atividade, desenvolvida por meio das ações e Programas de Saneamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), pretende ampliar a oferta de água potável para os moradores das localidades de Congal e Pimentinha, beneficiando 45 famílias.

O Programa de Implantação do Sistema de Abastecimento de Água desenvolvido pela Semad é realizado em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por Termo de Cooperação Técnica, que prevê a perfuração de poços em um total 44 municípios. A perfuração em Nepomuceno reforçará o acesso das comunidades rurais à água potável de qualidade, fortalecendo a política de abastecimento de água no estado. Inicialmente, serão realizados os primeiros testes de vazão e de qualidade da água para, posteriormente, serem instalados o reservatório e as redes adutoras e de distribuição para atendimento à localidade.

O convênio entre Semad e Copasa teve início em 2020 com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos. A partir da parceria, foi desenvolvido o Edital Semad 001/2020, que contou com a inscrição de cerca de 400 municípios do Estado, dos quais 44 atenderam os critérios técnicos previstos no edital sendo contemplados com a realização de estudos hidrogeológicos para identificação de locais propícios à captação de água e consequente implantação da estrutura adutora e distribuidora a partir da instalação dos poços.

PERFURAÇÃO EM NEPOMUCENO

A atividade na sexta-feira contou com a presença do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco; do diretor de Abastecimento de Água e Esgoto, Kleynner Lopes e da prefeita de Nepomuceno, Luiza Maria Menezes.

Para Rodrigo Franco, a ação proporcionará mais qualidade ambiental para os mineiros. “A ação tem como foco principal trazer melhoria na qualidade de vida das populações rurais, visto que inúmeras comunidades rurais em Minas Gerais ainda possuem um elevado déficit em Sistema de Abastecimento Água.

A prefeita Luiza Maria de Menezes ressaltou a alegria dos moradores da localidade. “É uma alternativa importante para a população que é muito carente e distante do centro urbano”, destacou. Nepomuceno foi o 16º município mineiro a ser contemplado pelo programa, que já teve as obras iniciadas em Ouro Branco, Ponte Nova, Capela Nova, Diogo de Vasconcelos, Antônio Dias, Braúnas, Varzelândia, Carmo do Cajuru e São João das Missões. A expectativa é de que até o final do ano, o total de 44 municípios já tenham seus estudos hidrogeológicos e poços tubulares implantados.

Emerson Gomes