Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Perfuração de poços tubulares na Região Central de Minas beneficiará 118 famílias

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema

carmointerna

No total, cerca de 28 mil pessoas serão beneficiadas em todo o Estado com a perfuração de 100 poços, distribuídos em 44 municípios mineiros

 

O município de Carmo do Cajuru, na Região Central de Minas Gerais, é a mais nova cidade a receber obras para perfuração de poços tubulares profundos. A medida irá garantir o abastecimento de água em comunidades rurais e beneficiar os distritos de Chácaras Paredão e Olhos D'água, totalizando em 118 famílias atendidas.

 

Em Chácaras Paredão, onde serão 58 famílias beneficiadas, as perfurações tiveram início no dia 9 de março e terminaram no dia 11 do mesmo mês. Na localidade de Olhos D'água, as obras começaram no dia 16 de março, e 60 famílias serão atendidas.

 

O trabalho é uma continuidade das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), atendendo ao Edital 001/2000, cujo objetivo é selecionar cidades onde há comunidades com dificuldades de obter água potável para as necessidades diárias.

 

A ação consiste na perfuração dos poços, realização de testes de vazão e qualidade da água para, posteriormente, serem instalados o reservatório e redes adutoras e de distribuição que irão atender as localidades. No total, cerca de 28 mil pessoas serão beneficiadas em todo o Estado com a perfuração de 100 poços, distribuídos em 44 municípios mineiros.

 

Maior qualidade e potabilidade

 

"O sistema de captação subterrânea de água é uma das alternativas que têm garantido às pessoas, principalmente de regiões de clima mais seco onde há maior ausência de água, acesso ao recurso com maior qualidade e potabilidade, reforçando de forma significativa o abastecimento em regiões de comunidades Rurais” destaca o subsecretário de Gestão e Saneamento Ambiental da Semad, Rodrigo Franco.

 

O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, observou ser importante oferecer uma água de qualidade em todo o território do município. “O projeto é importante para dar tranquilidade às pessoas, pois sabemos que em muitos locais é usada água superficial sem a qualidade adequada para consumo humano. O projeto vem a calhar, juntando-se a outras ações de saneamento, destinação de resíduos sólidos, seja atendendo o meio rural ou urbano”, afirmou.

 

O convênio entre Semad e Copasa teve início em 2020, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos. A partir da parceria, foi desenvolvido o Edital Semad 001/2020, com a inscrição de cerca de 400 municípios do Estado, dos quais 44 atenderam aos critérios técnicos previstos no edital. Essas cidades foram contempladas com a realização de estudos hidrogeológicos para identificação de locais propícios à captação de água e, consequentemente, a implantação da estrutura adutora e distribuidora a partir da instalação dos poços.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema 

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900