Série de reuniões com as Suprams termina em encontro com a Central Metropolitana

Foto: Sisema/Divulgação

supram central alinhamento 1

A secretária Marília reforçou a importância da desburocratização e alinhamento dos procedimentos entre as Suprams para alcançar mais eficiência

Dirigentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizaram, nos dias 8 e 10 de março de 2022, reunião de alinhamento gerencial com a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Central Metropolitana. O encontro, coordenado pela secretária Executiva da Semad, Valéria Rezende, e pelo assessor-chefe da Assessoria de Gestão Regional, Vitor Salum, com a presença da secretária Marília Melo, encerra uma série de reuniões que vem ocorrendo desde 2021 para alinhamento de procedimentos e metas regionais, além da promoção do diálogo permanente com as Suprams.

Nos encontros foram tratados, além de abordagens específicas com os gestores de cada Supram, esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos servidores que atuam nas regionais e alinhamento dos procedimentos administrativos para que os critérios de prestação de serviços sejam os mesmos em todas as Suprams do Estado.

Para o superintendente da Supram Central Metropolitana, Fernando Baliani, a visita da secretária Marília Melo às Suprams em todo o Estado, juntamente com seus dirigentes, permitiu conhecer os projetos em desenvolvimento bem como sua relevância e benefícios para a gestão das Suprams, à exemplo da Central Metropolitana. “Importante destacar, também, a oportunidade concedida aos servidores para exporem suas percepções e expectativas com relação a Supram Central Metropolitana e os desafios futuros”, concluiu.

Metodologia

A implantação de metodologias de gestão, com vistas a aprimorar as atividades desenvolvidas pelas superintendências e as dificuldades encontradas foram algumas das abordagens feitas pela secretária Marília Melo, que também ressaltou a relevância do trabalho em equipe, incluindo o bom relacionamento entre as instituições que compõem o Sisema.

Um dos principais pontos tratados foi o alinhamento de procedimentos administrativos comuns a todas as Suprams para que os critérios de prestação dos serviços sejam os mesmos adotados em todo o Estado. “A padronização de processos e diretrizes de análise são muito importantes na garantia de uma legitimidade ainda maior nas ações promovidas pela Semad, além de gerar mais segurança do ponto de vista institucional para que os servidores realizem seu trabalho”, frisou a secretária.

Alinhamento

Marília Melo também apontou a necessidade de deixar os procedimentos mais claros e uniformes, reduzindo o número de normas e trabalhando de forma mais eficaz a fim de reduzir o passivo. “As ações implementadas nas Suprams visam o aprimoramento do trabalho com o objetivo de entregar melhores serviços à sociedade”, reforçou.

De acordo com a subsecretária de Regularização Ambiental da Semad, Ana Motta, neste encontro, assim como em outras Suprams, a secretária Marília apresentou as expectativas em relação às medidas já adotadas e em andamento para melhoria dos serviços prestados, das atividades desenvolvidas e questões sistêmicas que vem sendo tratadas.

“Também foi um momento importante para ouvir os servidores e lideranças na busca de soluções, demonstrando a importância do diálogo por constantes melhorias”, disse.

A assessora do gabinete Semad, Letícia Capistrano ressaltou que nesses encontros a secretária busca aproximação e estreitamento do diálogo entre as Suprams e os servidores. “Além disso é uma oportunidade de transmitir informações importantes e também ouvir as demandas e percepções dos servidores”, observou.

Letícia disse ainda que essa é mais uma iniciativa promovida pela semad em termos de gestão regional. “Esta ação vem para complementar a aproximação entre o gabinete da Semad e a secretária Marília, das regionais e servidores que estão alocados nessas unidades, conhecer os problemas de cada regional, as suas potencialidades e a partir de disso traçar ações que possam apoiar o trabalho das Suprams”, reforçou.

Wilma Gomes