Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Com Meio Ambiente na pauta, Minas firma acordo para estreitar relações com os EUA

PDFImprimirE-mail

Foto: Gil Leonardi

Memorando 600

Memorando tem objetivo de expandir cooperação e prospectar novos investimentos

O Governo de Minas assinou, nesta segunda-feira (7/3), um memorando de entendimento com o Governo dos Estados Unidos. O objetivo da medida é expandir a cooperação entre as partes nas mais diversas áreas, entre elas, no Meio Ambiente. A ação também ajudará na prospecção de novos investimentos para o Estado.
 

A cerimônia de assinatura do memorando, que aconteceu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), contou com a presença do governador Romeu Zema, que assinou o documento junto com o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff. Vários secretários de Estado também estiveram presentes no evento, incluindo a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Durante a cerimônia, Romeu Zema exaltou o crescimento econômico de Minas Gerais e destacou a participação do Estado em pautas fundamentais para o Meio Ambiente, como a adesão à Campanha Race to Zero, que tem objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050. O governador lembrou que Minas foi o primeiro ente estatal do Hemisfério Sul a assinar o compromisso.

“A nossa visão é: só terá mercado e só conseguirá se inserir nessa economia verde quem tiver sustentabilidade. Minas Gerais, hoje, é o estado número 1 no Brasil na geração de energia fotovoltaica, com uma distância enorme em relação ao segundo colocado. Temos dado apoio aos investimentos no Estado”, disse Zema.

Douglas Koneff destacou que a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA apoiou estudos e visitas técnicas em Minas relacionadas ao reuso de água e à geração de energia renovável junto a empresas públicas e privadas. O encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil também se recordou da participação de Minas na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia, no ano passado.

“Minas Gerais tem uma diferença na transição para uma economia verde e energias renováveis. Foi ótimo ver a forte participação de Minas Gerais na COP-26, ajudando a mostrar a importância das iniciativas ambientais subnacionais”, afirmou.

A secretária Marília Melo celebrou a assinatura do memorando de entendimento com os Estados Unidos. Para Marília, o acordo de colaboração abre mais uma frente de ação de apoio ao Governo de Minas para que o objetivo de atingir a neutralização de emissão de gases de efeito estufa seja zerado até 2050 seja cumprido.

 

“O foco principal dessa cooperação com os Estados Unidos é reforçarmos o trabalho que a gente já vem fazendo - inclusive em cooperação com o governo britânico na agenda de mudanças climáticas - na descarbonização da economia e atração de investimentos verdes para o Estado de Minas Gerais”, ressaltou.

Investimentos

O Estados Unidos é o terceiro maior investidor em Minas Gerais, resultando na geração de cerca de 1,5 mil empregos no Estado. O país também foi o segundo maior comprador do Estado em 2021, investindo cerca de US$ 2,5 bilhões. Os principais produtos adquiridos foram café, ferro e produtos químicos.

Com a assinatura do memorando, um grupo de trabalho com representantes das duas nações será formado para o desenvolvimento de projetos comuns.

Matheus Adler
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900