Dirigentes da Semad visitam associação de catadores de Belo Vale

Foto: Semad/Divulgação

CATADORES BELO VALE DENTRO

A secretária da Semad, Marília Melo em visita à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Vale, reconheceu a importância do trabalho dos catadores para o meio ambiente

Nessa quinta-feira (24/2), a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, visitou a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Vale, localizada na cidade homônima. Ao lado do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, Marília conheceu o trabalho da entidade e conversou com os trabalhadores.

No local, que pertence à Prefeitura Municipal de Belo Vale, funciona a Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos. A secretária e o subsecretário conheceram a rotina do espaço, onde o material reciclado é guardado. O rejeito, por sua vez, é encaminhado para aterro sanitário regularizado localizado em Conselheiro Lafaiete, por meio de convênio do município com o Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres).

Os dirigentes da Semad também se reuniram com o prefeito de Belo Vale, Waltenir Liberato Soares (Nequinha), e com a secretária de Meio Ambiente do município, Kelly Cristina dos Santos Souza. Na conversa, eles trataram de pautas ligadas à fauna doméstica, licenciamento e saneamento.

A secretária Marília Melo gostou do que viu sobre o trabalho da Ascabev e frisou a importância do trabalho dos catadores para o meio ambiente. “As associações de catadores cumprem um papel fundamental na gestão adequada dos resíduos sólidos. Por meio do trabalho dos profissionais da Ascabev, é possível retornar com o material reciclável ao ciclo produtivo, trazendo benefícios ao meio ambiente”, afirmou.

O subsecretário Rodrigo Franco também aprovou a medida e disse que Belo Vale está seguindo corretamente todas as normas que permeiam a destinação de resíduos. “A destinação dos resíduos à reciclagem é obrigatória por lei e deve ser cumprida pelos municípios. Nesse sentido, Belo Vale está no caminho certo, reduzindo a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e garantindo a preservação dos recursos naturais.”

O prefeito de Belo Vale elogiou o trabalho feito pela Ascabev, destacando a importância da reciclagem de resíduos sólidos. “É um trabalho que a gente deve apoiar cada vez mais para poder continuar contribuindo para o meio ambiente”, afirmou Nequinha.

A secretária de Meio Ambiente de Belo Vale ressaltou a importância da Ascabev para o município. “São 16 famílias que participam dessa associação, em parceria com a prefeitura, e é um trabalho muito bacana da separação do lixo”, finalizou.

Matheus Adler