Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Mutirão de castração em Divinópolis marca início de convênio firmado pela Semad

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema

Castracao01interna

Durante os três dias de mutirão, 144 animais foram atendidos

 

No fim da última semana, entre sexta-feira (18/2) e domingo (20/2), foi realizado, em Divinópolis, um mutirão de castração de cães e gatos, que marcou o início do convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Organização da Sociedade Civil (OSC). Na ocasião, a responsável por promover a ação na cidade do Centro-Oeste de Minas foi a Sociedade Protetora dos Animais de Divinópolis (Spad).

 

Durante os três dias de mutirão, 144 animais foram atendidos. A ação foi fruto de uma parceria entre a Semad e a Spad, firmada em 28 de dezembro de 2021, com recursos orçamentários indicados via emenda parlamentar não-impositiva, indicada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária-CFFO, no valor de R$ 299.995,20. Ao todo, 1.440 cães e gatos domésticos de população de baixa renda e aqueles que vivem na rua passarão pela castração e microchipagem em Divinópolis, uma vez que a iniciativa será realizada uma vez por mês na cidade, até novembro.

 

No primeiro mutirão, uma equipe composta por cerca de 18 profissionais, entre veterinários, assistentes e voluntários, atendeu os animais. Os cães Nick, de oito meses, e Duck, de seis anos, por exemplo, passaram pela castração. Os tutores Guilherme Henrique e Victor Santos saíram aliviados após o procedimento feito nos pets, uma vez que a castração ajuda a prevenir diversas doenças, como câncer nos testículos.


“Meu pai recebeu a informação e me passou. Sempre tentamos a castração pública, mas como sempre acabavam as vagas, aproveitamos essa oportunidade”, disse Guilherme.


Outros benefícios

 

Além de evitar doenças em cães e gatos, a castração também ajuda a coibir o descontrole populacional, como lembra Josiane Barreto Assunção, integrante do conselho fiscal da Spad. “Se a gente opera um controle de natalidade, acreditamos que vamos conseguir, no futuro, amenizar o sofrimento desses animais, pois são animais errantes”.


A dinâmica para a castração funciona da seguinte forma: o tutor chega com o animal para fazer a ficha, que será analisada em consonância com o cadastro prévio feito pela pessoa por meio de um link disponibilizado pela Spad nas redes sociais. Em seguida, o animal passa por uma triagem para saber se pode ou não passar pelo procedimento de castração.


Caso positivo, o animal passa por uma limpeza e é preparado para a operação. Em seguida, ele vai para o castramóvel, onde é feito o procedimento. Saindo de lá, o cão ou gato é encaminhado para uma sala de pós-operatório, onde será monitorado por voluntários até que volte da anestesia. Só então o animal é entregue ao tutor, com todas as recomendações escritas sobre os próximos passos de recuperação.

 

“O controle populacional é o primeiro passo para se estabelecer uma política pública de proteção à fauna doméstica eficiente, pois é procedimento fundamental para inibir o aumento desenfreado da população de cães e gatos, contribuindo para a prevenção de maus-tratos e abandono”, destacou a coordenadora do Núcleo de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.


Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos

 

A parceria faz parte do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, que reúne ações de um conjunto de convênios e termos de fomento firmados com Municípios e com Organizações da Sociedade Civil, sob gestão da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento com vista a promover o manejo ético populacional de animais domésticos em Minas Gerais.

 

Essa é apenas uma de várias ações da Semad, que assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas à fauna doméstica no Estado em 2019, após a reforma administrativa do Poder Executivo. O trabalho que a Secretaria vem executando é de apoio aos municípios para a estruturação de iniciativas voltadas à proteção e manejo de animais domésticos, como determina a Lei Estadual 21.970/2016.

 

De acordo com o Superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, o Programa Estadual de Esterilização integra o escopo de projetos prioritários da Semad para gestão da fauna doméstica em Minas Gerais. “São convênios firmados junto à OSCs (Organizações de Sociedade Civil) e municípios mineiros que permitem integrar o uso de unidades móveis e clínicas para realização de ações de castração gratuita visando a promoção do bem-estar animal em todo o Estado”, afirma.

 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, explica que o programa atua de forma articulada a outros projetos da Secretaria visando o manejo ético populacional de animais domésticos em âmbito estadual. “Por meio da identificação, castração e desenvolvimento de um banco de dados atualizado com informações relacionadas aos animais, pretendemos otimizar as ações de manejo, bem como avaliar a efetividade das inciativas já implementadas”, observa

 

Matheus Adler

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900