Municípios são contemplados no Programa Estadual de Esterilização de Cães e Gatos

Foto: Edwaldo Cabidelli
programa-de-esterilização-de-cães-e-gatos-dentro
A iniciativa prevê a castração gratuita de 80 mil animais domésticos até o final do ano

Dois mutirões de castração, promovidos de 25 a 28 de janeiro nos municípios de Moema e Iguatama, no Centro-Oeste de Minas, marcaram as primeiras ações do Programa Estadual de Esterilização de Cães Gatos em 2022. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com municípios e entidades protetoras, prevê a castração gratuita de 80 mil animais domésticos até o final do ano.

Durante os três dias de evento, cerca de 500 cães e gatos foram castrados por meio do programa. O número supera, ainda em janeiro, a meta anual de esterilização de animais domésticos prevista para 2022 pelas prefeituras dos dois municípios.

Para o prefeito de Moema, Alaelson de Oliveira, o apoio do governo estadual tem sido fundamental para a efetividade das ações de manejo ético populacional promovido em âmbito municipal. “Somos um município com menos de 10 mil habitantes. Sem a ajuda do Estado seria muito difícil estruturar uma ação capaz de atender toda a população de cães e gatos existente em nosso território. Com o apoio da Semad, conseguimos atingir, em menos de uma semana, uma meta de castração que levaria meses para ser alcançada”, pontua.

O prefeito de Iguatama, Lucas Lopes, lembra que o controle populacional de animais domésticos é também uma política de saúde pública. “A contenção do aumento populacional de cães e gatos evita ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono, e contibui para a dminuição da proliferação de zoonoses. Além disso, garante a longevidade e o bem-estar dos animais”, salienta.

O prefeito acrescenta, ainda, que o volume de castrações proposto pelo programa de esterilização do Governo de Minas, bem como sua execução junto ao município, foram fundamentais para colocar em dia a demanda de controle da fauna doméstica identificada pela prefeitura. “O apoio da Semad possibilitou um aporte fundamental para que pudéssemos progredir efetivamente em nossa meta anual de castrações por meio da esterilização humanitária”, frisou.

Letícia Campos, moradora de Iguatama, levou seus dois pets, o gato Simba e a cadela Tequila, para castração durante o mutirão realizado no município e elogiou a ação integrada entre os poderes públicos municipal e estadual. “Castrar é um ato de amor, pois reduz o risco de enfermidades e aumenta a expectativa de vida dos bichinhos. A castração foi feita com muita responsabilidade e eficiência e a estrutura montada foi exemplar, com todos os cuidados necessários”, disse.

Foto: Prefeitura de Iguatama/Divulgação
leticia-campos-moradora-iguatama
Letícia Campos, com seu gato Simba, durante o mutirão de castração gratuita realizado em Iguatama

BENEFÍCIOS

A castração em cães e gatos, além de evitar o descontrole populacional, ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer. Segundo a médica veterinária, Victoria Vianna, que atua na Organização da Sociedade Civil (OSC) Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda), parceira da Semad no Programa Estadual de Esterilização de Cães e Gatos, o procedimento traz uma série de benefícios ao animal.

"A castração é importante, pois não só previne a prenhez como também protege o animal de diversas doenças que podem levá-lo a óbito, como tumores, por exemplo. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama e nos machos o de próstata. Por isso, quanto mais cedo o animal for castrado melhor", afirma.

A veterinária desmente também alguns mitos relacionados à castração. “Uma das crenças mais comuns é que fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis e felizes. Já no caso dos machos, acredita-se que a castração torna o animal triste e frustrado, por não conseguir mais cruzar. Esses são valores humanos. A realidade é que os cães agem por instinto e estão sujeitos a enfermidades se não forem castrados” explica.

Outros dois eventos de castração acontecem nesta semana nos municípios de Ouro Fino, nesta quarta-feira (2/2) e em Augusto de Lima, durante toda a semana.

FAUNA DOMÉSTICA

Desde que assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas à fauna doméstica no Estado, em 2019, após a reforma administrativa do Poder Executivo, a Semad vem executando ações de apoio aos municípios para a estruturação de iniciativas voltadas à proteção e manejo de animais domésticos, como determina a Lei Estadual 21.970/2016.

Nesse sentido, o Programa Estadual de Esterilização de Cães e Gatos integra o escopo de projetos prioritários da Semad para gestão da fauna doméstica em Minas Gerais. Por meio de convênios firmados junto à Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e municípios mineiros, a iniciativa integra o uso de unidades móveis e clínicas para realização de ações de castração gratuita visando a promoção do bem-estar animal em todo o Estado.

De acordo com a coordenadora de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, o programa atua de forma articulada a outros projetos da Secretaria visando o manejo ético populacional de animais domésticos em âmbito estadual.

“Por meio da identificação, castração e desenvolvimento de um banco de dados atualizado com informações relacionadas aos animais, pretendemos otimizar as ações de manejo, bem como avaliar a efetividade das inciativas já implementadas”, explica.

Edwaldo Cabidelli