Semad realiza oficinas de educação ambiental e apresenta Programa AmbientAÇÃO em Capitólio

Lixozerointerna

A Semana Lixo Zero, promovida pela Prefeitura de Capitólio, na Região do Alto São Francisco, levará informações sobre educação ambiental e gestão sustentável dos resíduos sólidos aos diversos segmentos sociais do município. O trabalho será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio de oficinas ministradas por técnicos da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro de 2022.

A proposta é repensar os hábitos de consumo, aprender boas práticas e aplicá-las no dia a dia. O trabalho terá início nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, com reuniões de planejamento e visitas técnicas aos locais indicados pelo município. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, técnicos da Semad realizarão três oficinas voltadas a públicos específicos.

No dia 2, a oficina “Postura e Comportamentos em Serviços Ambientais” será ministrada pelo analista ambiental da Semad, Ricardo Cottini. O público alvo são empreendimentos do setor turístico, hotéis, indústria, associações, comércio e sociedade em geral.

No  dia 3, na parte da manhã, serão apresentadas as “Metodologias de educação ambiental para o ensino formal”. O palestrante também será Ricardo Cottini e os participantes são profissionais de educação em geral. Encerrando o trabalho, na parte da tarde, será realizada a Oficina 3, onde a gestora ambiental da Semad, Marcella Zanforlin, apresentará o “Programa AmbientAÇÃO” para servidores públicos do município.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, a realização das oficinas tem como objetivo auxiliar o município na gestão sustentável dos resíduos sólidos, fornecendo informações técnicas sobre redução, reutilização e reciclagem. “Além disso, as oficinas trarão orientações sobre a correta destinação dos resíduos, possibilitando com isso o incremento de renda para a associação de catadores do município, além da redução da quantidade de resíduos a ser destinada ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil”, completa.

AmbientAÇÃO

O AmbientAÇÃO é um programa de gestão e educação socioambiental promovido pela Semad, que busca formar uma cultura organizacional de incentivo ao questionamento crítico e emancipador dos servidores públicos de Minas Gerais no que tange à dimensão ambiental de seus impactos no mundo, bem como seu potencial de reduzi-los, por meio da apropriação dos conceitos das linhas de ação “consumo consciente” e “gestão de resíduos”.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a transferência do Programa AmbientAÇÃO para a subsecretaria propiciou a expansão de sua atuação, visando atender também órgãos públicos de outras esferas, como é o caso de Prefeituras. “Para isso, o AmbientAÇÃO passou por uma completa reestruturação, com uma proposta de capacitação digital à distância e certificação de organizações sustentáveis por meio de um selo de até 5 estrelas”, afirmou.

A estrutura do Programa é formada pela Comissão Gestora, composta por servidores da Semad, que estabelece diretrizes básicas, elabora o arcabouço teórico e presta consultorias técnicas às Comissões Setoriais. As comissões setoriais são compostas por servidores das organizações parceiras, responsáveis por executar as ações do Programa em suas respectivas organizações, atuando como facilitadores e multiplicadores de boas práticas socioambientais.

Para mais informações sobre o programa AmbientAÇÃO clique aqui.