Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

No Dia Mundial da Educação Ambiental, Semad divulga municípios selecionados no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

PDFImprimirE-mail

 

LOGO PROGRAMA JOVENS MINEIROS

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulga a lista dos municípios selecionados no Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, promovido pela Subsecretaria de Gestão e Saneamento (Suges). O resultado com os municípios selecionados que cumpriram o regulamento do Edital Semad 02/2021 foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais e no site da Semad.

 

Clique aqui e conheça os municípios selecionados pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis.

Clique aqui e veja o mapa com a localização dos 70 municípios contemplados.

 

Inicialmente, o projeto seria implementado em 40 municípios do Estado de Minas Gerais. Contudo, devido ao grande interesse apresentado pelas cidades e a oportunidade de implementar uma política pública robusta de educação ambiental no estado, a Semad decidiu ampliar para 70 o número de municípios atendidos.

 

Com isso, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis será implementado em 140 escolas e 280 turmas do ensino fundamental, beneficiando cerca de 7 mil alunos de todas as regiões de Minas Gerais.

 

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

 

O programa reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, através da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), visando capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso EAD de Educação Ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas de educação ambiental.

 

Em princípio, foi implementado um projeto-piloto em quatro municípios mineiros: Nepomuceno, Paracatu, Itapecerica e Campo Florido, com vistas a despertar o uso racional dos recursos naturais, com a adoção de práticas sustentáveis aliada à participação cidadã coletiva e ativa com ações imprescindíveis para conscientização de estudantes do ensino fundamental da rede pública, além de suas famílias.

 

Água e energia

 

Um diferencial do projeto foi o acompanhamento do consumo de água e de energia das residências dos alunos, por meio de planilha especifica. Nessa atividade, o professor fez o acompanhamento mensal das contas de água e de energia da residência dos alunos, objetivando a redução do consumo, por meio da adoção de práticas conscientes. Os temas foram abordados nas aulas e nas atividades semanais, de forma transversal, além de estimular o engajamento das famílias.

 

Com os resultados positivos alcançados nos quatro municípios onde foi executado o projeto-piloto, a Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad (Deari) lançou o Edital Semad nº 02/2021, que teve como objeto a implementação do Programa “Jovens Mineiros Sustentáveis”. O novo Programa amplia os temas de atuação, incluindo a educação humanitária para o bem-estar animal, além da proposta já aplicada sobre consumo consciente de água e energia, cidadania e gestão sustentável de resíduos sólidos.

 

Outro diferencial do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis é o acompanhamento das contas de água e energia das escolas participantes. O objetivo é reduzir as contas, gerando economia para os municípios que, com o recurso economizado poderá realizar outros investimentos nas escolas.

 

Práticas mais sustentáveis 

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destaca a importância do Programa e diz que ele será um diferencial na vida dos alunos, trazendo a percepção da necessidade da economia dos recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente. “Especialmente no uso racional de água e energia, nos padrões de consumo, na correta disposição de resíduos e na prevenção aos maus tratos aos animais domésticos”, disse.

 

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, “o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis vem ao encontro das demandas apresentadas pelos municípios, além de atender aos objetivos da Semad, pois leva aos jovens e suas famílias, informações importantes acerca de práticas ambientais mais sustentáveis”.

 

Marília Melo lembrou que a Educação Ambiental precisa de ações focadas cujos resultados possam ser medidos. “Os jovens têm um papel fundamental na construção da consciência familiar e para o futuro. Eles serão peças-chave para o trabalho que terá os resultados avaliados posteriormente ”, observou.

 

Sobre o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, ela complementou: “Esse é um programa que não tem início, meio e fim, devendo ser uma iniciativa constante. Nesta data em que comemoramos o Dia Mundial da Educação Ambiental, é com grande alegria que anunciamos os 70 municípios que implementarão o Programa, consolidando as políticas públicas de educação ambiental no estado de Minas Gerais”, ressaltou.

 

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900