Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Prazo para Cadastramento de Demandas Potencias junto à Funasa se encerra no sábado

PDFImprimirE-mail

Foto: Keynner Jardim

POÇOS DENTRO

A  ativação das atividades dos poços artesianos vai permitir abastecimento de água tratada à população em situação de escassez hídrica
 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informa aos municípios que o prazo para Cadastramento de Demandas Potenciais junto à Fundação Nacional da Saúde (Funasa), a partir de poços perfurados existentes, se encerra no próximo sábado (29/1). O cadastro vai viabilizar a oferta de água tratada à população em situações de vulnerabilidade hídrica, especialmente no território do Semiárido Brasileiro, onde há reduzidos níveis de cobertura de saneamento básico.

 

A medida foi regulamentada pela Portaria da Funasa n°307/2022. Clique aqui para preencher e enviar formulário eletrônico.  O banco de demandas resultante do cadastramento terá como objetivo
subsidiar e qualificar futuras ações das instituições, viabilizando a contratação de serviços e obras para a implantação, limpeza, desenvolvimento, bombeamento e instalação dos poços identificados como viáveis para abastecimento de água para consumo humano.

 

O Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da SEMAD, Keynner Jardim, pondera que, em áreas rurais, especialmente naquelas que possuem reduzidos níveis de cobertura de abastecimento de água e carecem de atenção especial, a captação subterrânea e a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água se apresentam como soluções técnicas fundamentadas na facilidade de implantação, baixo custo, operação e manutenção simplificadas e podem ser aplicadas a curto prazo.


“A publicação da Portaria Funasa nº 307/2022, abre possibilidade de assegurar oferta de água tratada à população em situação de vulnerabilidade hídrica, garantindo melhoria na qualidade de vida da população local”, ressaltou.

 

O cadastramento de demandas potenciais de poços perfurados e ainda não instalados tem foco nos poços situados em localidades rurais, nos municípios dos estados de AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE e MG.

 

 

Wilma Gomes

Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900