Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad divulga municípios selecionados no Programa Estadual de Microchipagem

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Wilma Gomes

gatomicroshipageminterna

Para cada microchip doado, as cidades terão como contrapartida esterilizar o número equivalente

 

Foi publicada, nesta sexta-feira (21/01), a lista dos municípios habilitados para participar do Programa Estadual de Microchipagem Conheça seu Amigo, lançado pela Subsecretaria de Gestão e Saneamento (Suges) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

 

Os selecionados cumpriram o regulamento do Edital Semad 03/2021, divulgado no Diário Oficial do Estado, já analisados os recursos impetrados pelos municípios, conforme cronograma divulgado no edital. Clique aqui e confira os municípios habilitados a participarem do Programa Conheça seu Amigo.

 

“Inicialmente o previsto era atender 50 municípios, mas, por meio de esforços da SUGES, foi possível ampliar esse número para 74, resultando em cerca de 63 mil microchips e 74 leitores (um para cada município) ”, esclarece o superintendente de Gestão Ambiental, Diogo Franco.

 

Ele explica que, para cada microchip doado, as cidades terão como contrapartida esterilizar o número equivalente de animais e preencher o banco de dados estadual de microchipagem, que será disponibilizado aos municípios.

 

“A identificação e o registro são partes importantes em um programa de manejo ético de populações de cães e gatos. Conforme Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) essa ação permite o monitoramento do tamanho da população, o dimensionamento de animais nas vias públicas, o cálculo da taxa de sobrevivência, o manejo ambiental e a identificação dos tutores, funcionando como importante ferramenta para o planejamento urbano, para o bem-estar animal e para o combate ao abandono de animais”, pontua o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

 

Programa Conheça seu Amigo

 

O Programa Conheça seu Amigo prevê a entrega de microchips e de leitores de microchips pelo Estado aos municípios selecionados. Os chips são para serem usados em cães e gatos provenientes de comunidades de baixa renda; em situação de rua que participem de algum programa de controle reprodutivo municipal; de animais para adoção sob tutela de Organizações da Sociedade Civil e de áreas prioritárias de superpopulação animal.

 

O objetivo do Programa é identificar cães e gatos castrados pelo município através de microchips e o registro das informações dos animais e tutores serão cadastrados no banco de dados estadual, que será lançado em breve, em cumprimento da Lei Estadual nº 21.970/2016.

 

Confira abaixo o mapa com a localização dos municípios contemplados.

 

WhatsApp Image 2022-01-21 at 17.45.21

 

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900