Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa AmbientAÇÃO lança primeira camada na base de dados espaciais do Sisema

PDFImprimirE-mail

 

Mapaambientacaointerno

Mapa virtual indica 47 edificações onde a nova estrutura do AmbientAÇÃO está sendo colocada em prática

 

O AmbientAção, programa de gestão e educação socioambiental desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), acaba de lançar uma nova camada na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). As informações inseridas permitem conhecer os prédios públicos que implementaram a educação socioambiental em sua rotina de trabalho.

 

São organizações que mantêm termos de cooperação técnica assinados junto à Semad para colocar o programa em prática.  De acordo com Marcella Gouveia, integrante da Comissão Gestora do Programa, o mapa virtual indica, no total, 47 edificações, sendo que 15 delas estão representadas pela cor azul. Neste caso, as Comissões Setoriais já realizaram a capacitação nos locais, além de terem criado um plano de ação e estarem realizando ações e medindo indicadores para participar do Processo de Certificação 2021.


"As demais 32 edificações, representadas pela cor amarela, são edificações onde as Comissões Setoriais estão atualmente se capacitando para participar do Processo de Certificação 2022”, afirma Marcella. Para lançar os dados no mapa virtual, a equipe do AmbientAÇÃO transformou os dados tabulares em uma camada geoespacial. A medida proporciona análises mais precisas, por meio do mapeamento de pontos no território geográfico do Estado.

 

Fomento para novas parcerias

 

Os trabalhos tiveram o apoio do gestor Ambiental da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA), Éder Oliveira. “Muito importante o trabalho proposto pela equipe do programa AmbientAÇÃO de publicar os dados referentes às suas parcerias na IDE-Sisema através da sua geolocalização. Certamente esses dados geográficos servirão de subsídio para uma série de análises espaciais interessantes”, diz Éder.

 

A analista Dayse Vilas Boas destaca a participação da equipe da DGTA no lançamento de dados no IDE-Sisema e ressalta que o método aplicado pode facilitar a abrangência do Programa AmbientAÇÃO em Minas. “O apoio da equipe da DGTA foi fundamental para tornar essa camada possível. Trata-se de um importante passo para o programa, pois essa camada irá possibilitar uma visualização geoespacial, permitindo identificar em quais regiões do Estado precisamos fomentar novas parcerias do Programa”, frisa.


O olhar do público de uma forma geral é lembrado por Lília de Castro, superintendente de Saneamento Básico da Semad. Ela salienta que, por meio do mapa, a população tem a oportunidade de conhecer os prédios públicos que possuem a educação socioambiental implementada em seu cotidiano.  “A disponibilização das informações do Programa AmbientAção na plataforma IDE, além de ferramenta de gestão para comissão gestora do Programa, é instrumento de transparência ativa que permite ao cidadão conhecer os prédios públicos que implementaram a educação socioambiental em sua rotina de trabalho”, enfatiza Lilia.

 

A camada adicionada ao IDE-Sisema tem o nome de “Parcerias AmbientAÇÃO”. Para visualizá-la, basta ir até a camada “Educação Ambiental”, escolhendo, em seguida, a subcamada “Programa AmbientAÇÃO”. 

 

O AmbientAÇÃO

 

O AmbientAÇÃO busca formar uma cultura organizacional de incentivo ao questionamento crítico e emancipador dos servidores públicos de Minas Gerais no que tange à dimensão ambiental de seus impactos no mundo, bem como seu potencial de reduzi-los, por meio da apropriação dos conceitos das linhas de ação “consumo consciente” e “gestão de resíduos”.

 

A estrutura do programa é formada pela Comissão Gestora, composta por servidores da Semad, que estabelece diretrizes básicas, elabora o arcabouço teórico e presta consultorias técnicas às Comissões Setoriais. As comissões setoriais são compostas por servidores das organizações parceiras, responsáveis por executar as ações do Programa em suas respectivas organizações, atuando como facilitadores e multiplicadores de boas práticas socioambientais.

Todas as informações sobre o AmbientAÇÃO podem ser encontradas no site oficial do Programa, clicando aqui.

 

Matheus Adler

Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900