Sisema premia unidades regionais pelos resultados de 2021

Foto: Luciane Evans
premiação-suprams-2021-dentro
Três Suprams foram homenageadas em cada uma das oito categorias

As unidades regionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) foram homenageadas por seus resultados, nesta quarta (22/12), em solenidade realizada em Caxambu, no Sul de Minas. Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) e Unidades Regionais de Gestão das Águas (Urgas) receberam a premiação.

Os prêmios foram entregues pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho; pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca; pela diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins. O presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, também participou da solenidade.O evento teve ainda a presença do prefeito de Caxambu, Diogo Curi, e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Noraldino Júnior.

Três Suprams foram homenageadas em cada uma das oito categorias: conformidade de sistemas; atendimento à Advocacia Geral do Estado (AGE) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE); atendimento de denúncias e requisições; processamento de autos de infração; fiscalização ambiental; controle ambiental; licenciamento ambiental, além de uma categoria geral.

Também três Urgas receberam prêmio na categoria outorga. Já as URFBiosforam avaliadas na categoria intervenções ambientais. Três delas receberam a condecoração.

Abertura

No início da solenidade, a secretária Marília Melo destacou que o evento é uma oportunidade de acompanhar os resultados do Sisema para melhorar as metas e desempenho das casas. Ela ressaltou ainda a importância da área ambiental para o desenvolvimento sustentável no Estado e citou as oportunidades de ações conjuntas entre Feam e IEF nas metas de reflorestamento pactuadas para redução das mudanças climáticas.

Ainda segundo a secretária, toda a equipe de dirigentes do Sisema tem a obrigação de estar próxima a seus regionais. Para ela, a premiação permite observar a diversidade entre as várias Suprams. “Para mim, é uma grande honra ser responsável pela Semad”, afirmou. “Do nosso trabalho, esperamos qualidade ambiental, água para beber, florestas, qualidade do ar, enfim, qualidade de vida”, completou.

A diretora-geral do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins, agradeceu as atitudes que demonstram que todos estão juntos pelo Sisema. “As ações dos quatro órgãos estão entrelaçadas”, afirmou.

Renato Brandão, presidente da Feam, destacou que o trabalho da Fundação tem grande interação com os regionais, principalmente para fins de fiscalização ambiental. “São ações que tem várias interfaces com programas e projetos em comum”, observou.

Já o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, lembrou o esforço das Urgas que reduziram um passivo de 25 mil outorgas desde 2018. “Ainda existem 2 mil como desafio e temos a meta de entregar novas outorgas com 90 dias”, destacou.

A solenidade teve ainda homenagens especiais àassessora-chefe de Comunicação do Sisema, Valquiria Lopes, pelos serviços prestados ao Sisema, e ao servidor Rodrigo Ribas, que se recuperou de um quadro grave da Covid em 2021.

Conheça os vencedores:

Categoria conformidade de sistemas:

1º lugar - Supram Central Metropolitana

2º lugar – Supram Noroeste

3º lugar - Supram Norte de minas

Categoria atendimento AGE e OGE:

1º lugar - Supram Leste Mineiro

2º lugar - Supram Sul de Minas

3º lugar - Supram Alto São Francisco

Categoria atendimento de denúncias e requisições

1º lugar - Supram Alto São Francisco

2º lugar  - Supram Sul de Minas

3º lugar - Supram Zona da Mata

Categoria Processamento de Autos de Infração

1º lugar - Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

2º lugar -Supram Noroeste!

3º lugar - Supram Jequitinhonha

Categoria Fiscalização Ambiental

1º lugar - Supram Leste Mineiro

2º lugar - Supram Central Metropolitana