Projeto-piloto de Educação Ambiental inspira Edital para atuação em 40 municípios mineiros

Foto: Prefeitura de Nepomuceno/Divulgação
projeto-piloto-educação-ambiental-dentro-nepomuceno
Nepomuceno, no Sul de Minas, foi um dos três municípios mineiros que participaram do projeto-piloto da Semad

O projeto-piloto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) “Educação Ambiental nas Escolas: um despertar para o consumo consciente” foi encerrado neste mês de dezembro em mais três municípios mineiros: Nepomuceno (9), Campo Florido (13) e Paracatu (15). A iniciativa, que começou no município de Itapecerica, foi a base para o lançamento de Edital para ampliação do projeto em mais 40 municípios mineiros.

Inspirada nos resultados alcançados nos quatro municípios onde foi executado o projeto-piloto, a Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad (Deari) lançou como objeto do edital o Projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis”. A proposta amplia os temas de atuação, incluindo a educação humanitária para o bem-estar animal, além da proposta já aplicada sobre consumo consciente de água e energia, além de cidadania e gestão sustentável de resíduos sólidos.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destaca a importância do projeto e diz que ele foi um diferencial na vida dos alunos, trazendo a percepção da necessidade da economia dos recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente. “Especialmente no uso racional de água e energia, nos padrões de consumo e na correta disposição de resíduos”, disse. “Os resultados já são perceptíveis na mudança de comportamento dos alunos no ambiente familiar”, completou.

As inscrições para as cidades interessadas em participar do projeto vão até o dia 29 de dezembro de 2021 e as propostas devem ser enviadas para o email:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Todos os requisitos para as inscrições podem ser consultados no link do Edital.

Projeto-piloto

O projeto-piloto foi aplicado em quatro municípios de Minas, por meio de material pedagógico voltado a alunos de 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental. Entre as ações desenvolvidas pelo projeto, merecem destaque a capacitação para educadores dos municípios, oferecida pela Semad,por meio do curso à distância “Educação Ambiental: princípios, conceitos e metodologias.

A Semad também desenvolveu o “Caderno do Professor”, com atividades estruturadas para prática com os alunos, de forma online, em quatro módulos, um para cada município, disponibilizados com links de acesso a vídeos educativos e atividades relacionadas às temáticas do projeto. Além disso, os alunos fizeram apresentações de danças, poemas, músicas e teatro, visando promover a reflexão sobre o meio ambiente e as ações provocadas pelos homens.

Outra importante ação desenvolvida dentro do projeto foi o acompanhamento do consumo de água e energia das residências dos alunos, por meio de planilha especifica. Nessa atividade, o professor fez o acompanhamento mensal das contas de água e energia da residência dos alunos, objetivando a adoção de práticas conscientes, como o uso racional de água, a redução de desperdícios e de custos. Os temas foram abordados, nas aulas e nas atividades, de forma transversal, além de estimular o engajamento das famílias.

No total, o projeto alcançou cerca de 50 educadores e 200 estudantes do ensino fundamental da rede pública desses municípios e suas famílias.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, “o projeto apresentou resultados muito positivos devido ao grande envolvimento dos alunos, das famílias e de toda a comunidade escolar, que repercutiu na aquisição de conhecimentos voltados para práticas mais sustentáveis”.

Wilma Gomes