Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad realiza curso a distância sobre gestão sustentável de resíduos e consumo consciente

PDFImprimirE-mail

 

curs-gestao-de-residuos-dentro

 

Proporcionar a educadores sugestões de conteúdos e atividades de Educação Ambiental é o foco do curso “Gestão Sustentável de Resíduos e Consumo Consciente: Uma Proposta para Educadores” que está sendo oferecido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na Plataforma Trilhas do Saber. A capacitação, realizada a distância, já atraiu cerca de 280 inscritos.

 

O curso teve início dia 7 de dezembro e segue até o dia 21 deste mês, com carga horária de 20 horas/aula, divididas em cinco módulos de aprendizagem. Durante a formação, serão trabalhadas questões ligadas à educação ambiental no ensino formal, além de sugestões de atividades didáticas voltadas à gestão de resíduos e consumo consciente.

 

A capacitação a distância foi desenvolvida com base nas políticas nacionais de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos, bem como no Currículo Referência de Minas Gerais. Foram habilitados a participar professores de todas as disciplinas e pessoas ligadas à temática ambiental, como gestores públicos, dirigentes de ONGs e estudantes de cursos técnicos e do ensino superior.

 

“O curso integra a estrutura de políticas públicas de gestão ambiental promovidas pelo Estado com o intuito de contribuir para uma mudança de comportamento na sociedade em relação ao consumo, além de dialogar com outras áreas da gestão pública, como Saúde e Educação”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Soares de Melo Franco.

 

A expectativa dos organizadores é de compartilhar com os educadores do ensino fundamental e médio embasamento metodológico e prático para trabalhar a gestão sustentável de resíduos e o consumo consciente com seus alunos.

 

“São oferecidos métodos e ferramentas para que os participantes sejam habilitados a desenvolver, em suas escolas, um projeto interdisciplinar de Educação Ambiental, capaz de trabalhar a temática do curso de forma ampla e transversal”, afirma a diretora de Educação Ambiente e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina da Silveira.

 

Certificado

Ao final da capacitação, será oferecido um certificado aos participantes que atenderem os requisitos previstos na grade curricular do curso, com obtenção de, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos.

 

Emerson Gomes

Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900