Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Projeto-piloto de Educação Ambiental é desenvolvido pela Semad em municípios de MG

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema
encerramentointerna1

O início das atividades ocorreu em março de 2021

 

Foi realizada na última sexta-feira (3/12) a etapa final do projeto-piloto Educação Ambiental nas Escolas: um despertar para o consumo consciente em Itapecerica, no oeste de Minas. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente municipais, também está sendo desenvolvido nos municípios de Campo Florido, Nepomuceno e Paracatu e tem como objetivo proporcionar capacitação e tutoria a educadores, além da realização de atividades e ações práticas de educação ambiental.

 

O projeto-piloto trabalha¸ por meio de material pedagógico voltado a alunos de 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental, os temas: consumo consciente de água e energia, gestão sustentável de resíduos e cidadania. O início das atividades ocorreu em março de 2021, ainda durante a Pandemia, o que impossibilitou a prática de atividades na modalidade presencial. Um evento de encerramento das atividades do projeto em 2021 está programado para acontecer neste mês de dezembro.

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, lembrou, em sua participação virtual, que teve a oportunidade de estar pessoalmente na abertura das programações em Itapecerica, observando a beleza do trabalho que leva a percepção da necessidade de cuidados com o meio ambiente, da economia dos recursos naturais, da água e dos resíduos sólidos. “Temos resultados muito claros do trabalho, seja no comportamento das crianças ou no que elas levaram desse aprendizado para as famílias”, afirmou.

 

No total, foram beneficiados com o projeto cerca de 50 educadores e 200 estudantes do ensino fundamental da rede pública desses municípios, além de suas famílias. Em Itapecerica, 35 alunos de duas turmas do 4º ano, das professoras Mônica Rita e Simone Lorem, da Escola Municipal Severo Ribeiro, estiveram envolvidos com as atividades.

 

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, “o projeto apresentou resultados bastante positivos porque houve um envolvimento muito grande dos alunos, das famílias e de toda a comunidade escolar, que repercutiu na aquisição de conhecimentos voltados para práticas mais sustentáveis”.

 

Ações desenvolvidas

 

Entre as ações desenvolvidas, o projeto ofereceu capacitação para educadores dos municípiospor meio do curso a distância “Educação Ambiental: princípios, conceitos e metodologias”. A atividade, de 40 horas de duração, foi disponibilizada na plataforma institucional de cursos à distância do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) “Trilhas do Saber”.

 

Outro material disponibilizado foi o Caderno de Atividades de Educação Ambiental do Professor. Ele contématividades estruturadas para os professores realizarem com os alunos de forma online. Foram desenvolvidos quatro cadernos, um para cada município, que possuem links de acesso a vídeos educativos relacionados às temáticas do projeto e atividades a serem desenvolvidas pelos alunos por meio de perguntas direcionadas, além de outras informações.

 

Outra vertente do projeto foi o acompanhamento constante do consumo de água e energia junto aos alunos, por meio de planilha especifica. A atividade proposta é que o professor faça o acompanhamento mensal das contas de água e energia da residência dos alunos, visando aadoção de práticas conscientes, como a redução de desperdícios e de custos, abordando esses temas de forma transversal em aulas virtuais e em atividades, além de estimular o engajamento das famílias.

 

Encerramento

 

O evento de encerramento em Itapecericafoi realizado no dia 3/12, na Escola Municipal Severo Ribeiro e contou com a presença do prefeito do município, Wirley Reis. Também participaram a comunidade escolar, a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina da Silveira, e a secretária Marília Melo, de forma virtual.

 

O público presente assistiu a apresentações de dança e música feitas pelos alunos. Também foi lido o poema “Terra” elaborado por duas alunas e apresentado vídeo co as ações que os alunos desenvolveram durante o projeto; homenagem e entrega de brindes e certificados aos alunos que foram destaque, além de depoimentos de pais e alunos.

 

De acordo com o prefeito Wirley Reis, a parceria entre Estado e município é fundamental para implementação de políticas públicas efetivas. “O projeto foi muito importante para o desenvolvimento das crianças e parabeniza as professoras diretamente envolvidas na atividade”, ressaltou. “Educação ambiental deve ser uma constante nas nossas escolas e a participação dos pais foi muito positiva”, completou.

 

encerramentointerna2

Na solenidade de encerrramento, o público presente assistiu a apresentações de dança e música feitas pelos alunos.
 

A solenidade de encerramento do projeto acontecerá ainda nos três outros municípios onde foi desenvolvido: Nepomuceno (9 de dezembro), Campo Florido (13) e Paracatu (15) e também contará com a presença de diretores, professores, pais e alunos das turmas de 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental que participaram do projeto.  Serão apresentadas as atividades que foram desenvolvidas e os resultados do projeto, realizado de junho a novembro, referentes ao empenho e a adoção de novas práticas dos alunos e suas famílias para o consumo consciente de água e energia, gestão sustentável de resíduos e cidadania. 

 

Mais informações do projeto, estão disponíveis no link:

 

Devido aos resultados positivos obtidos com o projeto-piloto, a Semadpublicou o Edital 02/2021 para implantação do projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis”. Serão selecionados municípios para implementação em escolas da rede municipal de ensino no Estado de Minas Gerais, contemplando alunos do ensino fundamental II. A ação será realizada em 40 municípios, 80 escolas e envolverá 240 professores e 4 mil alunos.

 

Os municípios selecionados firmarão Termo de Cooperação Técnica com a Semad, num período de 12 meses e sem transferência de recursos financeiros entre as partes. As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 29 de dezembro de 2021. Todos os requisitos para as inscrições podem ser consultados no link do Edital.  Os municípios interessados devem enviar suas propostas para o email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900