Sisema apresenta vencedores do Prêmio Natureza Gerais 2021; conheça os homenageados

Foto: Ingrid Bao
natureza-gerais-2021-capa
Foram homenageados, nesta edição, três cidadãos mineiros por seu reconhecido histórico de contribuição na defesa do meio ambiente

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) anunciou, nessa quarta-feira (1/12), os vencedores da 4ª edição do Prêmio Natureza Gerais. Em 2021, excepcionalmente, a premiação contemplou apenas uma categoria: “Melhor Exemplo em Cidadania Ambiental”, destinada a pessoas físicas que, por suas ações, destacaram-se na defesa e preservação do meio ambiente. A solenidade de entrega aconteceu em Belo Horizonte, durante Plenária de encerramento anual das atividades do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).

Foram homenageados nesta edição, três cidadãos mineiros por seu reconhecido histórico de contribuição na defesa do meio ambiente.

Projeto Leredas

O professor de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, Humberto Macedo, recebeu o prêmio por sua atuação junto ao Projeto Leredas. A iniciativa nasceu em 2016 e consiste na doação de um livro para cada participante que plantar uma árvore e marcar o projeto no Instagram ou Facebook. O nome do projeto é uma junção do verbo “ler” com o substantivo “veredas”, de “Grande Sertão: Veredas”, em homenagem à obra de Guimarães Rosa.

CopamNaturezaGerais-humberto-macedoHumberto Macedo recebeu a placa de homenagem do Prêmio Natureza Gerais 2021 das mãos da secretária Marília Melo

“Durante os cinco anos de atuação do projeto, já foram plantadas mais de 1.000 árvores e, consequentemente, distribuídos cerca de 1.000 livros gratuitamente. Receber o Natureza Gerais é motivo de muito orgulho pra mim e uma ótima oportunidade de levar nosso projeto ao conhecimento de mais pessoas”, destacou Humberto.

Bridagismo Voluntário

Outro contemplado pelo Prêmio Natureza Gerais 2021, foi o brigadista voluntário Ronnie Gibson, por sua atuação no combate a incêndios florestais realizados no vetor sul de Belo Horizonte, especificamente no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

Ronnie é um dos fundadores da Brigada Guará e atualmente integra a Brigada Voluntária Carcará, coordenando o Núcleo de Casa Branca, no município de Brumadinho. A paixão pelo combate a incêndios começou há cerca de 10 anos e hoje o brigadista pode ser considerado um “expert” no planejamento e combate a incêndios.

CopamNaturezaGerais3--ronni-gibsonRonnie Gibson recebeu a placa de homenagem do Prêmio Natureza Gerais 2021 das mãos da secretária Marília Melo

“Gostaria de compartilhar esse prêmio com todos aqueles que atuam no combate a incêndios em Minas Gerais. Nosso trabalho é absolutamente integrado e depende diretamente da atuação conjunta de todas as brigadas voluntárias, entidades ambientalistas e órgãos ambientais do Estado”, salientou Ronnie.

Segurança Hídrica

Finalizando as homenagens do Natureza Gerais 2021, Tobias Tiago Vieira recebeu o prêmio devido a sua intensa dedicação e participação como coordenador da Câmara Técnica do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Paracatu, além de sua atuação na criação das Comissões Gestoras Locais, bem como na coordenação de projetos ambientais de proteção dos recursos hídricos na região da Bacia do Rio Paracatu e parcerias firmadas com empresas de mineração locais.

CopamNaturezaGerais-tobias-vieiraTobias Vieria recebeu a placa de homenagem do Prêmio Natureza Gerais 2021 das mãos da secretária Marília Melo

“Busco promover soluções adequadas e equitativas em todos os fóruns nos quais atuo, sempre por meio do diálogo e da intermediação de conflitos. Receber o Prêmio Natureza Gerais é uma grande honra e mostra que todo o trabalho que mantemos, seja nos comitês, fóruns e também na ONG Movimento Verde segue no caminho certo”, frisou Tobias.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Copam, Marília Melo, o reconhecimento das boas práticas ambientais promovidas no estado é uma importante forma de incentivar novas ações relacionadas à proteção do meio ambiente em diferentes setores da sociedade. “Acreditamos que a preservação ambiental não seja uma atribuição exclusiva do Estado, mas de toda a sociedade e valorizar ações responsáveis do ponto de vista socioambiental é essencial para a continuidade destas iniciativas”, ressaltou durante a premiação.

Natureza Gerais

Instituído pelo Copam em 2018, o Prêmio Natureza Gerais visa reconhecer e divulgar ações e projetos que contribuam, direta ou indiretamente, para a preservação e melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais, bem como cidadãos com reconhecido histórico de contribuição na defesa do meio ambiente. No total, 15 pessoas, projetos e iniciativas já foram contempladas nas quatro edições da premiação.

Clique aqui para assitir a solenidade de entrega do 4º Prêmio Natureza Gerais na íntegra

Edwaldo Cabidelli