Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema lança Portfólio de Projetos Ambientais 2021/2022

PDFImprimirE-mail

 

portfoliodeprojetosinterno

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) está lançando, em novembro, a edição 2021/2022 do Portfólio de Projetos Ambientais. O trabalho tem o objetivo de encontrar parceiros e unir esforços, da sociedade e de parlamentares, na busca de recursos que possam financiar novos projetos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O portfólio está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pode acessado neste link.

 

A diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad, Fabiana Moreira, explica que a proposta tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de instrumentos, estratégias ou programas de gestão elaborados pelas equipes técnicas dos órgãos e entidades ambientais do Estado com intuído de promover a proteção, preservação e conservação do meio ambiente de Minas Gerais.

 

“O Portfólio de Projetos do Sisema possibilita que o leitor acesse de maneira ágil e clara os objetivos, entregas e montantes financeiros envolvidos em cada projeto, tornando mais fácil o alinhamento e a articulação de parcerias junto aos representantes de potenciais fontes financiadoras”, afirma Fabiana Moreira.

 

Ao encontrar um projeto que esteja alinhado ao seu interesse, o financiador pode entrar em contato com a Semad pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Para facilitar a visualização do leitor, os projetos foram estruturados em templates, construídos sob a mesma metodologia e encontram-se distribuídos pelos eixos temáticos: Apoio à Fiscalização Ambiental; Educação ambiental, humanitária e fauna doméstica; Gestão da flora; Recursos hídricos; Abastecimento de água e saneamento; Gestão de resíduos sólidos e Sustentabilidade, energia e mudanças climáticas.

 

No volume estão listados projetos elaborados pelas equipes técnicas da própria Semad, da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

Emendas parlamentares

 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destaca que é muito importante o apoio orçamentário externo para a plena execução das ações. “Com isso, o Sisema reforça seu compromisso com a construção de projetos que promovam significativa melhoria ambiental em Minas Gerais”, afirma.

 

Ele também observa que as emendas parlamentares são uma fonte importante, que podem ser usadas para o financiamento das ações. “Em 2020, 25 projetos receberam reforço através de emendas parlamentares. O aporte somou um total de R$ 10,65 milhões”, disse.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900