Foto: Reprodução Zoom

Gestores do Sisema participam de roda de conversa dentro do programa Valores e Práticas interna

Participaram do evento as equipes gerenciais da Semad, Igam, IEF e Feam em BH e nas regionais

Cerca de 300 gestores dos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participaram, nesta terça-feira (26/10), de uma roda de conversa virtual sobre o programa Valores e Práticas - Nosso Jeito de Ser e Fazer, desenvolvido pelo Governo de Minas. O projeto tem o objetivo de transformar o Estado em um lugar melhor para se viver e investir, por meio da implantação de uma cultura organizacional entre o funcionalismo.

O evento, que teve como ponto central a prestação de serviços à população mineira, foi conduzido pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e contou com a participação do diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca; do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, e da diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia de Coni. Também participaram do evento diretores, gerentes, subsecretários e superintendentes dos quatro órgãos.

A atividade foi realizada com o apoio da Betânia Tanure Associados (BTA) - empresa responsável pelo desenvolvimento do programa junto ao Governo do Estado. No início do evento, os dirigentes máximos fizeram a apresentação dos órgãos aos quais estão à frente, citando as competências administrativas, os serviços prestados à população e os desafios a serem superados.

A secretária Marília Melo destacou que a prestação de serviço de qualidade é o que a sociedade espera dos órgãos de Governo. Na avaliação dela, o aprimoramento contínuo das atividades executadas pelos servidores deve tornar-se constante no Sisema. “Nós precisamos garantir um atendimento de qualidade, mas paritário, com políticas públicas que cheguem a todas as pessoas”, afirma.

Marília ainda destacou o trabalho em equipe e o papel de liderança dos gestores para cultivar os valores do Governo de Minas em busca do aprimoramento dos serviços ofertados à população. “O Sisema tem uma cultura de integração, que não é de hoje, e que acredito ser exemplo de gestão integrada no Estado. Afinal, os temas tratados por Semad, Feam, Igam, IEF relacionam-se a todo o momento”, acrescentou.

Dinâmica

Durante o evento, os servidores participaram de uma dinâmica em que foram separados em grupos de seis pessoas para discussão sobre a pergunta “O que te fez ser a pessoa que você é?”. Posteriormente, os servidores foram convidados a identificar o ponto de conexão entre as respostas apresentadas por cada um.

O evento também teve a apresentação de um vídeo com mensagens do público externo avaliando os serviços prestados pelos órgãos do Sisema, com destaque para possíveis processos que podem ser aprimorados. A BTA também fez uma exposição sobre a metodologia PIC, que está inserida no Valores e Práticas, e que visa dar protagonismo às pessoas para que possam agir com interferência e controle nas atividades em que se tem a condição de alterar o resultado final.

Ao final do evento, os servidores foram convidados a opinar sobre o tripé: reforçar, retirar e renovar, citando qual palavra utilizariam em circunstâncias de trabalho.

Qualidade ambiental e de vida

O presidente da Feam, Renato Brandão, ao falar das competências e do trabalho da Fundação, destacou a importância dos órgãos ambientais para a vida da população. “Nós temos o desafio de dar a resposta mais correta possível e dentro dos prazos ao cidadão. Assim é possível garantir a qualidade ambiental, que é essencial para que o cidadão mineiro também tenha melhoria na qualidade de vida, e tenha condições de empreender de forma sustentável”, avalia.

A diretora-geral do IEF, Maria Amélia de Coni, reforçou o discurso. Para ela, a prestação de serviços deve unir eficiência técnica e agilidade. “Respostas rápidas viabilizam o desenvolvimento econômico sustentável, mas principalmente a sustentabilidade de nossos recursos hídricos. Precisamos nos colocar como agentes transformadores sempre, dando ênfase ao que já funciona bem, mas trabalhando no aprimoramento do que ainda carece de atenção, com integridade, pro atividade e responsabilidade”, avaliou.

Na esteira do que foi dito, o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, ressaltou que o cidadão espera obter resposta ágil sobre seus pleitos, seja ela negativa ou positiva, e isso é possível com atuações integradas. “No Igam, a nossa missão é garantir a segurança hídrica, água em quantidade e qualidade à população. E não somos pretensiosos de achar que o Igam resolverá isso sozinho. Estamos em um sistema e, juntos, com ações sinérgicas, será possível atingir esse objetivo, não só no Igam, mas também na Semad, IEF e Feam”, complementou.

Simon Nascimento