Supram Sul de Minas recebe visita técnica de dirigentes da Semad

Foto: Emerson Gomes/ Ascom Sisema

supram sul de minas recebe visita de dirigentes da semad

Visita, coordenada pela secretária Marília Melo, segue uma série de agendas com as regionais da Semad no interior

Teve início nesta quarta-feira (20/10), a visita técnica da equipe da sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) à Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Sul de Minas, em Varginha. O trabalho é coordenado pela secretária Marília Melo.

A proposta das visitas é uma troca de informações entre as equipes da sede e do regional para alinhamento de demandas e avaliação de procedimentos e metais regionais, além de estabelecer um diálogo permanente. Na primeira parte do trabalho, na manhã do dia 20, a atividade teve a participação dos servidores de forma presencial e também on-line. O restante da visita foi reservado para reuniões sobre assuntos específicos com os gestores locais.

“O propósito é falar e ouvir sobre o que estamos pensando para o Sisema. Todos temos contribuições a dar e o olhar de cada um importa muito, assim como as críticas construtivas”, disse. Marília ressaltou que todas as casas que compõem o Sisema: Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), além da Semad, são importantes para o desenvolvimento das ações do Sistema.

A secretária lembrou que existe um planejamento operacional e tático para cumprimento de metas, inclusive em curto prazo. “É necessário uma padronização de procedimentos e isso só acontece com o engajamento de todos”, afirmou.

A superintendente Regional da Supram Sul de Minas, Ludmila Ladeira Alves de Brito, frisou que visita do corpo diretivo da sede é um momento importante para a Supram Sul de Minas, pois significa aproximação. “Por mais que tenhamos uma gestão participativa junto com a secretária, esse momento é quando podemos ouvir diretamente dela e dos subsecretários as diretrizes, os planos. Além disso, os servidores também podem se manifestar, o que contribui muito para alcançar patamares mais elevados na gestão”, afirma.

A superintendente ressaltou que a integração de todas as áreas, repassada detalhadamente na reunião, foi muito importante. Ela destacou que, atualmente, a Supram Sul de Minas tem 62 servidores, responsáveis pelo atendimento aos 176 municípios que estão na área de abrangência da unidade regional da Semad.

Impressões

A analista ambiental Caroline Vilela Rodrigues trabalha na Supram Sul desde janeiro de 2020, depois de um período em Belo Horizonte. Para ela, uma maior proximidade da sede com o interior é essencial. “Na sede não temos a noção da necessidade de apoio que as unidades do interior precisam. Atualmente, ela trabalha na parte de Administração e Finanças, em Varginha.

O coordenador do Núcleo de Controle Ambiental (Nucan), Daniel Iscold, observa que a atividade é muito importante. “A ponta que puxa as coisas e é sempre importante um estreitamento de relações com a direção”, afirmou. O Nucan é responsável pelo controle do órgão após a emissão das licenças ambientais, acompanhando o cumprimento de condicionantes.

Também estiveram presentes na visita técnica, a subsecretária de Regularização Ambiental, Anna Carolina Motta Dal Pozzolo; a subsecretária de Tecnologia, Administração e Finanças, Ana Carolina Miranda Lopes de Almeida; o subsecretário de Fiscalização Ambiental, Fernando Antônio Gomes Araújo; a secretária Executiva, Valéria Cristina Rezende; o assessor-Chefe de Gestão Regional, Vitor Reis Salum Tavares; a coordenadora do Núcleo de Normas e Procedimentos, Anelisa Mota Sales Barbosa; a assessora do Gabinete da Semad, Letícia Capistrano Campos, e o diretor de Controle, Monitoramento e Geotecnologia do IEF, Flávio Augusto Aquino.

Supram Sul

As principais atividades produtivas da região estão alicerçadas na indústria, mineração e prestação de serviço. Também merecem destaque a indústria de produtos laticínios, bem como importantes vales tecnológicos da indústria de eletroeletrônicos situados na região de Santa Rita do Sapucaí e Itajubá e pólo industrial de Extrema.

Sob o ponto de vista ambiental, merecem destaque a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual da Serra do Papagaio, que formam um mosaico de unidades de conservação.

As visitas técnicas às Suprams já passaram por seis, das Superintendências regionais da Semad. As próximas Suprams a receberem a visita são Noroeste (Unaí), Alto Jequitinhonha (Diamantina) e Central Metropolitana (Belo Horizonte).

Emerson Gomes