Semad entrega poços tubulares profundos em Abaeté e reforça abastecimento de água na zona rural

Foto: Semad/Divulgação

simon poços tubulares dentro 2

A secretária Marília Melo participou da entrega de dois poços tubulares profundos em  comunidades rurais de Abaeté, na Região Central de Minas

Dois poços tubulares profundos foram entregues, nesta sexta-feira (15), a duas comunidades rurais de Abaeté, na Região Central de Minas, para reforçar o abastecimento de água de qualidade a cerca de 40 famílias. A ação é fruto de um trabalho conjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da prefeitura. As estruturas foram viabilizadas com recursos de emenda parlamentar estadual destinada à pasta ambiental do Governo do Estado

Os poços estão instalados nas comunidades de Fumo Bravo e São Simão. Para a perfuração e instalação dos sistemas de abastecimento foi firmado um convênio entre a prefeitura de Abaeté e a Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges). Antes do convênio, a Semad avaliou o projeto apresentado pela prefeitura e verificou a viabilidade técnica para o repasse da verba parlamentar.

A secretária Marília Melo participou da entrega e destacou que a atuação junto aos municípios segue uma diretriz do governador Romeu Zema, de aproximar a gestão pública das prefeituras e cidadãos mineiros para a aplicação de soluções que tragam melhorias à população. “Não existe pequena obra, pequeno projeto. Tudo tem uma importância e é feito para mudar a vida das pessoas. No nosso país, a área de saneamento rural foi pouco privilegiada, mas só essas pessoas saberão o que é ter, agora, água nas torneiras em casa”, pondera.

O diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Kleynner Jardim Lopes, salienta que após o repasse da verba parlamentar ao município, a secretaria monitorou todas as etapas, desde a licitação até a execução da obra. “As obras foram iniciadas em 2021 e tiveram o acompanhamento e monitoramento da equipe técnica da Semad para garantir que o recurso estava sendo empregado de maneira correta e o cumprimento do que estava previsto no convênio, que era o reforço do índice de abastecimento de água”, explica.

Recursos

A instalação dos dois poços em Abaeté tiveram um custo de R$200 mil, destinados pelo deputado estadual Tito Torres. O parlamentar destacou a importância do trabalho feito na Semad, e nas demais entidades do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), para o Estado. “Agora essas comunidades contam com água potável e canalizada. É mais qualidade de vida para os moradores de Fumo Bravo e São Simão”, destaca.

Prefeito de Abaeté, Ivanir Deladier enalteceu a parceria com o Estado e com o Legislativo Estadual para viabilizar um reforço no abastecimento de água nas áreas rurais do município. “A demanda da população que vive em comunidades rurais é intensa e receber esse apoio é muito importante, pois água é vida e precisamos preservá-la, principalmente neste momento que estamos vivendo”, disse.

Emendas

A entrega das emendas parlamentares é baseada em um portfólio com projetos de todos os órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) - Semad, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O documento foi criado para orientar a concessão dos recursos destinados pelos deputados e, também, em outras frentes de captação de verba como convênios com órgãos do Governo Federal.

Simon Nascimento
Ascom Sisema