Triângulo Mineiro recebe série de visitas técnicas promovida pela Semad

Foto: Divulgação/Semad
TRIANGULO DENTRO 1
Semad promove visita técncia para discutir procediementos e alinhar demandas ambientais na região do Triângulo Mineiro

Servidores da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Triângulo Mineiro, com sede em Uberlândia, receberam nesta quinta-feira (14/10) a quinta da série de nove visitas técnicas promovidas pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o corpo gerencial da Semad nas unidades regionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) em Minas Gerais.

O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas e questionamentos dos servidores que atuam na região, avaliar procedimentos e metas locais, além de alinhar demandas ambientais em âmbito regional.

Com transmissão simultânea via Microsoft Teams, além da participação presencial dos servidores, as visitas se dividem em dois momentos distintos, com abertura marcada por um diálogo aberto, horizontal e transparente entre a secretária e os servidores. Na sequência, são realizadas reuniões específicas entre gestores da Supram e dirigentes da Semad.

Participaram também da visita a secretária Executiva da Semad, Valéria Rezende, o subsecretário de Fiscalização Ambiental, Fernando Araújo, as subsecretárias de Tecnologia, Administração e Finanças, Ana Carolina Miranda, e de Regularização Ambiental, Anna Carolina da Motta.

A comitiva contou ainda com a presença do assessor-chefe da Assessoria de Gestão Regional (Asger), Vitor Salum, da coordenadora do Núcleo de Normas e Procedimentos (Nunop), Anelisa Barbosa e da assessora Letícia Capistrano.

REVISÃO NORMATIVA

Durante sua fala juntos aos servidores, a secretária Marília Melo reforçou a necessidade de revisão e atualização dos atos normativos infralegais que regem a gestão ambiental no Estado. “Atualmente, temos uma quantidade significativa de normas, várias delas tratando do mesmo tema. Isso dificulta o entendimento da sociedade com relação à legislação ambiental e dos agentes públicos na expedição de atos autorizativos”, frisou a secretária.

O objetivo do trabalho, segundo Marília Melo, é racionalizar o número de normas para tornar mais célere a emissão de atos autorizativos sem, no entanto, abrir mão do rigor técnico nas análises realizadas pela Semad e entidades vinculadas.

DIÁLOGO

Para a superintendente Regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro, Kamila Alves, a abertura ao diálogo e a transparência são essenciais para a construção de uma gestão horizontal e participativa, uma das principais marcas da atual gestão da pasta ambiental mineira.

"Ninguém entende melhor o perfil e as necessidades da nossa região do que os nossos servidores. Portanto, o desenvolvimento de soluções participativas desenvolvidas com as pessoas que estão aqui se dedicando ao atendimento direto à população tendem a se tornar muito mais efetivas e duradouras", destacou a superintendente.

A próxima visita técnica da Semad acontece nos dias 20 e 21 de outubro na Supram Sul de Minas. Na sequência, serão visitadas a Suprams Noroeste, Jequitinhonha e Central Metropolitana.

Edwaldo Cabidelli

Ascom Sisema