Dirigentes da Semad visitam Divinópolis para alinhamento gerencial

Fotos: Simon Nascimento/ Ascom Sisema

Supram ASF recebe visita para alinhamento gerencial

Agenda estreitou o diálogo entre os servidores da Supram com a equipe dirigente da Semad

Dirigentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) fizeram uma visita de alinhamento gerencial na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Alto São Francisco, em Divinópolis, na Região Centro-Oeste do Estado. A agenda ocorreu entre quinta-feira (30/09) e sexta-feira (01/10) no escritório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) na cidade.

A visita segue uma série de encontros que estão sendo promovidos com as superintendências regionais para conhecer a realidade de trabalho dos servidores, esclarecer dúvidas e questionamentos e ouvir os pleitos do funcionalismo que atua no interior.

Participaram da visita a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, a secretária Executiva, Valéria Rezende, o subsecretário de Fiscalização Ambiental, Fernando Antônio Gomes Araújo, as subsecretárias de Tecnologia, Administração e Finanças, Ana Carolina Miranda, e de Regularização Ambiental, Anna Carolina da Motta.

Também integraram a equipe o assessor de Gestão Regional da Semad, Vitor Salum, e a coordenadora do núcleo de Normas e Procedimentos, Anelisa Mota. A secretária Marília Melo, que também visitou o prédio onde funciona a Supram Alto São Francisco, destacou que a aproximação feita com as regionais da Semad é uma oportunidade de entender os principais pontos, negativos e positivos que são vivenciados pelos servidores durante a rotina de trabalho.

Outro fator importante é a implantação de metodologias de gestão que visam aprimorar a conduta dos servidores. “As portas do nosso gabinete estão abertas para que os servidores tragam críticas, sugestões e boas ideias. O nosso trabalho é feito em equipe e isso inclui, também, o relacionamento com as demais entidades vinculadas do Sisema (IEF, Igam e Feam)”, avaliou a secretária.

Diálogo

A superintendente Regional de Meio Ambiente do Alto São Francisco, Kamila Esteves Leal, comentou sobre a importância da visita, e destacou o apoio prestado pelas regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) à Supram. “É uma felicidade receber a equipe gerencial para um momento de escuta dos servidores. No interior nós temos uma realidade diferente da vivenciada na sede, em Belo Horizonte, e essa aproximação é muito importante para escutar os servidores”, salientou.

Gestor ambiental lotado na diretoria Regional de Administração e Finanças da Supram, Rodrigo Machado ressaltou a importância da conversa para estimular o bom desempenho dos servidores e buscar aprimorar condições melhores para o trabalho. “A visita possibilita que as pessoas que têm autonomia para definir estratégias de gestão dentro do órgão ambiental possam conhecer a realidade e auxiliar na busca por soluções e estratégias a curto, médio e longo prazo”, ponderou.

Coordenadora do Núcleo de Apoio Operacional da Supram, Sirlene Faria acredita que o alinhamento gerencial auxiliará a otimizar o trabalho e encontrar soluções frente à demanda, principalmente para a regularização ambiental na região. “Neste momento de pandemia, em que estamos em trabalho remoto, essa aproximação com a sede vem para nos trazer esclarecimentos importantes e nos direcionar para a boa execução das nossas atividades”, comentou.

Fauna silvestre

Ainda em Divinópolis, a secretária Marília Melo visitou as instalações do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da cidade e conheceu o trabalho desempenhado no local. A unidade, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi inaugurada em dezembro de 2020 e iniciou as atividades em março deste ano.

Secretária Marília Melo visita o Cetras Divinópolis

Durante a visita no Cetras, a secretária visitou viveiros e consultórios para acompanhar o manejo dos animais

O Cetras recebe animais vítimas de maus-tratos, tutela irregular e acidentes diversos, para trabalhos de recuperação clínica e reabilitação para soltura.

Simon Nascimento