Governo apresenta resultados do Conexão Mata Atlântica em fazenda modelo da Zona da Mata

Foto: Divulgação/IEF

PropiredadeModeloConexãoMataAtlântica3 Dentro

Autoridades e visita à Fazena modelo do Proejto Conexão Mata Atlântica na Zona da Mata Mineira

Os resultados alcançados após 4 anos de trabalho na Fazenda Santa Cruz, unidade modelo do Projeto Conexão Mata Atlântica, localizada em São Francisco do Glória, na Zona da Mata Mineira, foram apresentados durante solenidade e visita técnica realizadas pelo Governo de Minas, na propriedade, nessa quarta-feira (29/09). O local conta com três projetos técnicos na modalidade de sistemas agroflorestais, que intercalam plantio de milho, pastagem, eucalipto, mogno, café e abacate, além de dois projetos de sistema silvipastoril, de mogno e de eucalipto; e ainda mais dois de fomento ambiental.

Executado em Minas Gerais pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto Conexão Mata Atlântica abrange duas sub-bacias pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – a dos Rios Pomba e Muriaé e a dos Rios Preto e Paraibuna. O objetivo do projeto é a recuperação ambiental de 2.200 hectares por meio de incentivos como, doação de material para cercamento, insumos para plantio, mudas e contratação de empresas para execução das ações de cercamento e plantio.

O Projeto Conexão Mata Atlântica é realizado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF), tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) como executor financeiro.

VISITA TÉCNICA

A solenidade contou com a presença da secretária de Estado de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; da diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia Lins; do coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki. Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Noraldino Junior; representantes da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), dentre outras autoridades.

A fazenda Santa Cruz pertence aos produtores rurais Jorge Augusto de Faria Filho e Luzia Elena Ricardo de Faria, que participam do projeto desde 2018. A propriedade é cedida pelos donos para a realização de dias de campo e visitas técnicas. No total, já foram investidos pelo projeto mais de R$ 400 mil no local.

Durante o evento, Luzia Faria destacou que o Projeto Conexão Mata Atlântica os fez voltar a sonhar. “E mais importante ainda, o projeto nos fez realizar grandes feitos em nossa propriedade, hoje modelo do que se pode fazer para melhorar o meio ambiente”. O marido, Jorge Augusto Faria, também proprietário, relatou o estado em que se encontrava a fazenda quando foi adquirida. “Era uma terra pelada, lutamos muito para melhorá-la e o Conexão veio ampliar um trabalho que vínhamos tentando fazer a conta gotas”, relatou Jorge.

O coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais, Marcelo Araki, falou sobre a importância da extensão rural e das ações implementadas pelo projeto, não só para os fomentados, como para todo meio ambiente no seu entorno. “Os ganhos que conseguimos aqui geram benefícios a toda comunidade, que tem mais água e mais qualidade ambiental proporcionadas por essas ações”, ressaltou o coordenador.

O desafio do trabalho com fomento e a vocação para cuidar da biodiversidade foram destaques também na fala do supervisor da Unidade Regional de Floresta e Biodiversidade (URFbio) da Zona da Mata, Laio Verbeno.

Já o deputado Noraldino Junior ressaltou a importância do trabalho integrado. “O trabalho realizado aqui é uma quebra de paradigmas. A ação do proprietário na proteção e na manutenção da melhoria ambiental é uma iniciativa que rompe a expectativa de que o poder público detém toda essa responsabilidade”, frisou. Para o prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa, esse foi um dia histórico. “Tive a honra em fazer parte”, disse.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, também destacou a importância do Projeto Conexão Mata Atlântica. “Minas tem a maior cobertura de mata atlântica no país e o projeto é uma importante iniciativa na preservação e recuperação desse bioma tão importante para Estado e para o país”. Marília ainda ressaltou que é fundamental a busca pelo equilíbrio entre a produção e a conservação ambiental. “Não existe perda na preservação, o ganho ambiental é sempre positivo para uma propriedade e para além dela”, disse.

A FAZENDA

A Fazenda Santa Cruz está inserida na Área de Preservação Ambiental (APA) do município de São Francisco do Glória, onde está localizada a principal nascente do corpo hídrico que é responsável pelo abastecimento do perímetro urbano. Com mais de 20 hectares trabalhados com ações do projeto Conexão Mata Atlântica, o local tem plantio em sistemas de Integração Lavoura Pecuária e Floresta – ILPF e Integração Pecuária e Floresta - IPF, restauração florestal e plantio consorciado de abacate com café.

CONEXÃO MATA ATLÂNTICA

As ações do Projeto Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais iniciaram-se em 2017, por meio do Acordo entre os Estados e a União, publicado em 2016 e com vigência inicial de cinco anos. As ações previstas em Minas Gerais envolvem a restauração de florestas nativas e de áreas produtivas nas sub-bacias do Rio Pomba e Muriaé e dos rios Preto e Paraibuna, localizados na Zona da Mata mineira.

Estas sub-bacias hidrográficas foram priorizadas no estado de Minas Gerais devido à sua importância na contribuição de água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, sendo utilizadas para o abastecimento urbano, mas que, no entanto, se encontram degradadas.

Renata Fernandes