Governo inicia perfuração de poços para atender 100 famílias em Braúnas

O Governo de Minas deu mais um passo para promover a segurança hídrica da população. Nesta quinta-feira (23/09), foram iniciadas as obras de perfuração de poços profundos para garantir acesso à água a quatro comunidades rurais da cidade de Braúnas, na Região do Vale do Rio Doce. A iniciativa beneficia 100 famílias e é uma continuidade do trabalho que é desenvolvido conjuntamente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Em Braúnas, o trabalho teve início na comunidade rural de Boa Vista, onde serão beneficiadas 24 famílias. Na sequência, a perfuração será feita Córrego do Ivo, onde vivem 27 famílias.

Por fim, serão beneficiadas as localidades de Funil (29 famílias) e Vargem Grande (20 famílias). O trabalho consiste na perfuração dos poços, realização de testes de vazão e qualidade da água para, posteriormente, serem instalados o reservatório e redes adutora e de distribuição que irão atender às localidades. O início das ações contou com a presença do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, do diretor de Abastecimento de Água e Esgoto, Kleynner Lopes, ambos da Semad, e do prefeito de Braúnas, Jovani Duarte Menezes. No total, cerca de 28 mil pessoas serão beneficiadas em todo o Estado com a perfuração de 100 poços, em 44 municípios mineiros.

AGRICULTURA

O morador do Córrego do Ivo, Geraldo Batista Pinto, há 62 anos vivendo no local, lembrou que a região tinha água que até movia monjolo, mas que a situação mudou de 15 anos pra cá. “A obra é muito importante para nós, para o trabalho e para a juventude que está vindo aí”, afirmou.

O prefeito de Braúnas lembrou que a cidade está com escassez hídrica imensa e precisa do apoio do Estado para levar água às pessoas. Ele observou que 70% da população da cidade vive nas áreas rurais. “Sabemos que só com a parceria entre todos os entes poderemos solucionar esse problema gravíssimo de falta água”, destacou.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, lembrou que a água é um insumo importante para a agricultura. “Sabemos o quanto é importante o benefício para 1 ou para 100 famílias”, observou.

AÇÃO

No total, cerca de 28 mil pessoas serão beneficiadas em todo o Estado com a perfuração de 100 poços, em 44 municípios mineiros. “Até o momento, a iniciativa já foi realizada em sete municípios: Capela Nova, Diogo de Vasconcelos, Jaboticatubas, Antônio Dias, Ouro Branco e Ponte Nova, além de Braúnas”, afirma o diretor de Abastecimento de Água e Esgoto da Semad, Kleynner Lopes.

O convênio entre Semad e Copasa teve início em 2020 com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos. A partir da parceria, foi desenvolvido o Edital Semad 001/2020, que contou com a inscrição de cerca de 400 municípios do Estado, dos quais 44 atenderam aos critérios técnicos previstos no edital e foram contemplados com a realização de estudos hidrogeológicos para identificação de locais propícios à captação de água e consequente implantação da estrutura adutora e distribuidora a partir da instalação dos poços.

Emerson Gomes