Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Romeu Zema inaugura obras de revitalização e reabre APA Parque Fernão Dias, em Contagem

PDFImprimirE-mail

Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG

APA FERNÃO DIAS DENTRO 1

Secretária Marília Melo falou da importância do parque para o equilíbrio ambiental na Grande BH

 

Moradores de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte passam a contar, a partir desta sexta-feira (3/9), com mais uma opção de lazer ecológico. Foi reaberta pelo governador Romeu Zema a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Estadual Fernão Dias, unidade de conservação localizada em Contagem, que estava fechada para visitação desde 2012. Zema também entregou a primeira etapa das obras de revitalização da APA, executadas em parceria com a Prefeitura de Contagem e a Federação das indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

 

“Estamos tendo a enorme satisfação de colocar esse parque novamente à disposição da população. É um espaço amplo, bem estruturado e que reforça a questão ecológica tão importante nos dias atuais, trazendo um clima mais agradável, preservando os recursos hídricos e prevenindo enchentes”, destacou o governador.

 

A APA Parque Fernão Dias é administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com apoio da prefeitura, por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado em 2019. Durante as atividades na unidade de conservação, o governador visitou as estruturas do parque que foram revitalizadas.
 

Uma das áreas visitadas inclui o bicicross e o velódromo, que levará o nome do ciclista de Contagem, Erasmo Magela de Oliveira, que faleceu neste ano, aos 66 anos, vítima da covid-19. Romeu Zema também fez o plantio de uma árvore, acompanhado da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e da prefeita de Contagem, Marília Campos.

 

Esforço conjunto

 

A secretária Marília Melo destacou a união de esforços entre os governos estadual e municipal e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para a revitalização da unidade. “O Fernão Dias é um parque urbano que vai proporcionar às pessoas usufruir de um espaço ao ar livre e que presta importante serviço ambiental à sociedade, em especial à população da RMBH”, ressaltou.

 

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, reforçou o compromisso do setor industrial com a revitalização. “Conseguimos mobilizar as empresas e a Fiemg fará um aporte para várias obras. Contagem é berço da indústria mineira e esse apoio não poderia ser diferente”, avaliou Roscoe.

 

Também participaram da solenidade deputados, vereadores, representantes da área ambiental e outras autoridades.

 

Revitalização

 

APA FERNÃO DIAS DENTRO 2

Durante a visita, o governador Romeu Zema fez o plantio de uma árvore junto as demais autoridades presentes
 

Com a reabertura, a população poderá frequentar o parque de terça a domingo, das 8h às 16h. Na primeira fase, foi realizada a limpeza geral da unidade de conservação, com capina e roçada, além da demolição de estruturas condenadas, cercamento da área de 98 hectares da APA, reforma de dois banheiros, dois vestiários e da guarita da portaria, pintura de toda a fachada, troca /manutenção do telhado do prédio da sede administrativa, reconstrução das redes elétrica e hidráulica e colocação de portas e janelas.

 

Também foram entregues a instalação de dois bebedouros e duas duchas para uso dos esportistas; a limpeza em todas as trilhas do parque e abertura de novos percursos; a reforma, em parceria do IEF com a Fiemg, de uma quadra de futebol; e a elaboração do regimento interno da unidade de conservação com ampla participação e discussão do Conselho Consultivo do parque.

 

A verba para a realização das primeiras intervenções é fruto de articulação conjunta do Governo do Estado e da prefeitura com a iniciativa privada, além da destinação de emendas parlamentares.

 

Segunda etapa

 

A segunda etapa de obras prevê a recuperação de quadras esportivas, instalação de parque infantil com brinquedos inclusivos, além de recuperação do mirante e limpeza de novas trilhas. Há também previsão de construção de um viveiro de mudas, recuperação de 13 hidrantes para atender o Sistema de Combate a Incêndios, e reforma do antigo restaurante que será transformado em um centro de apoio a visitantes.

 

A prefeita de Contagem, Marília Campos, agradeceu a parceria do Estado para a reabertura do Fernão Dias à visitação. “Um dia de muita alegria. O parque ficou fechado por muitos anos, mas prefeitura e Estado deram as mãos para viabilizar essa reabertura. Aos poucos o parque ficará ainda melhor para se frequentar, com as intervenções que ainda serão feitas em parceria com a Fiemg”, destacou.

 

A estudante Geovana Santos, de 13 anos, aluna do 7º ano do Colégio Santo Agostinho de Contagem, agradeceu o esforço para reabertura do parque que, segundo ela, representa um espaço de laços afetivos. “O parque é um local de lazer natural dentro da cidade. É possível se divertir e entrar em contato com a natureza nesse espaço, que merece ser bem cuidado”, ponderou.

 

Regras

 

Nos próximos dias, o IEF publicará uma portaria com as regras que devem ser seguidas nas visitas à unidade de conservação. Entre as normas estão a manutenção dos cuidados sanitários de prevenção à covid-19, como o uso de máscara de proteção cobrindo boca e nariz e o distanciamento social. Fica proibido o uso de churrasqueiras e fogos de artifício e, ainda, menores de 12 anos somente poderão entrar na unidade acompanhados de seus responsáveis legais.


Também não será permitida a entrada e a permanência de vendedores ambulantes, consumo de bebidas alcoólicas, retirada ou introdução de frutas e mudas de plantas, uso de caixas de som, empinar pipas, caçar, molestar ou alimentar animais, dentre outras regras que serão apresentadas.

Concessão

 

A APA Parque Fernão Dias é uma das 20 unidades de conservação inseridas no Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) do Governo de Minas. No modelo, a gestão da visitação e de serviços turísticos da unidade são repassados, por meio de contrato, a uma empresa selecionada em edital de licitação. Caberá ao IEF, neste caso, manter a gestão ambiental da unidade, dedicando todos os esforços para preservação e conservação dos recursos naturais da unidade.

 

Parque

 

Localizada entre Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a APA Parque Estadual Fernão Dias tem uma área de 98,54 hectares e perímetro de 4.668,91 hectares. A área, criada pela Lei Estadual 22.428/2016, está inserida no Vetor Oeste da RMBH, e representa um grande potencial para o contexto local e metropolitano devido à significativa extensão de área verde localizada próxima a importantes centros urbanos e industriais do estado.

 

No interior da unidade de conservação foram identificados quatro cursos d'água. Entre as espécies da flora encontradas no local estão o Ipê Amarelo, símbolo do Brasil, e o Jacarandá da Bahia, espécie ameaçada de extinção. Também é possível observar espécies da fauna como as aves Anambé Branca do Rabo Preto, o Gavião Caboclo e o Cuitelo, esse último também uma espécie ameaçada.

 

Simon Nascimento

Ascom/Sisema

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900