Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Webinar Educação Ambiental debate cenários, desafios e percepção ambiental

PDFImprimirE-mail

WEBINAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1 DENTRO

"A Educação Ambiental precisa ser uma forma de promover a sensibilidade das pessoas, de modo que elas possam ampliar a percepção de gratidão pela vida", alertou o palestrante
 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou na última sexta-feira (27/8), em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), o Webinar Educação Ambiental “Cenários, Desafios e Percepção Ambiental”. O evento teve o objetivo de abrir o debate a respeito dos cenários e desafios socioambientais postos à sociedade humana, trazendo abordagens atuais e inovadoras.

 

O evento foi apresentado pela diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina da Silveira, e mediado pela bióloga, mestre em Tratamento da Informação Espacial e diretora da Ekológica Consultoria, Kércia Maria Pontes. O palestrante do dia foi o doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília, Genebaldo Freire, que abriu o debate falando do recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que alerta para a aceleração das mudanças do clima.

 

Segundo o especialista, o relatório aponta como principais causas das mudanças do clima o uso de combustíveis fósseis; o consumo global exagerado e o desperdício; o modelo econômico baseado em crescimento contínuo; a exploração dos recursos naturais além da capacidade de regeneração. Ele ressalta ainda o crescimento da população; a destruição de florestas; práticas agropecuárias obsoletas e degradadoras do meio ambiente, dentre outros. “Tudo isso leva ao aumento de emissão de CO2, que por sua vez ocasiona o aquecimento global e, por consequência, eventos climáticos extremos como seca ou aumento exagerado das chuvas”, observou.

 

O professor também mencionou a importância dos sinais de alerta emitidos pelos pesquisadores, que desde o evento Rio 92, vem advertindo a humanidade para as mudanças climáticas e os desafios da sociedade atual. “Os homens estão num grande momento para refletir e dar um salto evolutivo. O mundo está passando por grandes transformações e é preciso mudar hábitos, conceitos, padrões, paradigmas e comportamentos. Estamos no auge da evolução e temos obrigação de ser felizes, além de fazer outras pessoas felizes”, refletiu.

 

Ele também relacionou o tema com a Educação Ambiental, que segundo ele, precisa se tornar uma forma de promover a sensibilidade entre as pessoas, de modo que a sociedade possa ampliar sua percepção de mundo e da necessidade da preservação, levando-a a reconhecer e ter gratidão pela vida. “Talvez com isso, as pessoas possam identificar quais são seus hábitos e atitudes, a fim de mudar seus comportamentos e buscar uma forma de vida mais harmonizadora. Esse é o nosso desafio”, disse. O professor frisou que é preciso ampliar a percepção das pessoas para que possam entender o que é estar aqui neste mundo.

 

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube Meio Ambiente Minas Gerais e pode ser assistido novamente, clicando neste link.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900