Gestores da Semad têm reunião gerencial com equipes da Supram Leste

Foto: Emerson Gomes
visita-supram-leste-auditorio

Servidores da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Leste receberam nesta quinta-feira (19/08) a terceira da série de visitas técnicas que a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o corpo gerencial da Semad vêm fazendo às unidades regionais da pasta.

O trabalho em Governador Valadares tem o objetivo de ouvir os servidores que atendem às demandas ambientais da região Leste do Estado, e avaliar procedimentos, cumprimento de metas e outras ações desenvolvidas pela Supram local.

As visitas se dividem em momentos distintos, com abertura marcada por um diálogo entre os dirigentes e a equipe local. Depois são encontros específicos com as áreas da Supram: Regularização Ambiental, Fiscalização, e Administração e Finanças.

A secretária Marília Melo observou que a ideia é realizar os encontros de forma constante. “Enquanto servidora e, agora, como secretária, sempre achei importante o diálogo próximo entre servidores e dirigentes”, afirmou.

Ela destacou que a Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) busca dar segurança técnica para análise de todo os processos para que possam ser feitos de forma mais ágil. “A busca de soluções tecnológicas é uma característica da nossa gestão, garantindo mais eficiência e ainda mais transparência”, observou Marília Melo.

Além da secretária, participam da reunião gerencial as subsecretárias de Tecnologia, Administração e Finanças, Ana Carolina Miranda; de Regularização Ambiental, Anna Carolina Mota Dal Pozzolo; a secretária executiva da Semad, Valéria Rezende; o superintendente de Fiscalização Ambiental, Flávio Aquino; além do assessor-chefe de Gestão Regional, Vitor Reis Salum; a coordenadora do Núcleo de Normas e Procedimentos, Anelisa Mota; e a assessora de gabinete Letícia Campos.

MUNICÍPIOS

O superintendente Regional do Leste Mineiro, Elias Nascimento de Aquino Iasbik, explica que a superintendência tem jurisdição em 146 municípios. As atividades principais que são regularizadas vão desde minerações de granito e ferro, às grandes siderúrgicas do Vale do Aço, frigoríficos, laticínios e empreendimentos de geração de energia. “Existe ainda uma grande demanda por fiscalização dos recursos naturais, que inclui a proteção da fauna e dos recursos hídricos”, afirmou.

Diretor de Regularização da Supram Leste, Vinícius Valadares Moura, fala do desafio da área na região Leste. “O principal trabalho da Supram é garantir o uso dos recursos naturais de forma correta numa região já degradada”, destaca o diretor.

Já a diretora de Administração e Finanças, Kyara Carvalho Lacerda, acredita que a iniciativa da secretária Marília em visitar as Superintendências de Meio Ambiente revela-se como algo de extrema importância para as regionais. Nas reuniões que são realizadas com os gestores locais é possível se estabelecer um canal de comunicação mais eficiente, com maior fluidez.

“Nesta visita à Supram Leste foi possível demonstrar aos gestores centrais as peculiaridades regionais com as quais a Unidade Regional convive cotidianamente. Por outro lado, receber esta comitiva de gestores fez com que o sentimento de pertencimento ao Sisema fosse renovado, principalmente depois deste período de distanciamento social”, afirmou.

APROXIMAÇÃO

No Sisema desde abril de 2014, o gestor ambiental Clayton Macedo, já trabalhou no IEF e agora está na Supram. Para ele, a presença dos dirigentes é de suma importância. “O contato próximo e a mostra das proposições, da visão de presente e de futuro para servidores e para o órgão traz motivação para o servidor no desempenho do seu papel e no retorno para a sociedade”, destacou.

Meire Aparecida Alves de Almeira é da diretoria de regularização, mas já passou pela parte de fiscalização da Supram. Para ela a proximidade é essencial para que os dirigentes conheçam a complexidade e as especificidades de cada região. A aproximação contribui muito com os objetivos do Sisema.

PRÓXIMAS ETAPAS

A série de visitas técnicas da direção da Semad teve início em maio, com o primeiro encontro em Montes Claros, na Supram Norte de Minas, seguido de Ubá, na Supram Zona da Mata, realizada em junho. As próximas superintendências a serem visitadas são Alto São Francisco, Triângulo Mineiro, Noroeste, Sul de Minas, Central Metropolitana e Jequitinhonha.

Emerson Gomes
Ascom Sisema