Convênios entre Semad e prefeituras levam água a 2,8 mil mineiros

Foto: Semad/ Divulgação

OBRAS CORDISBURGO

Durante a execução das obras todo o trabalho é monitorado pela Semad

Cerca de 2,8 mil moradores de comunidades rurais de Cordisburgo e Mariléria, na Região Central de Minas Gerais, foram beneficiados com um reforço no Sistema de Abastecimento de Água nos últimos dias. Por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e as duas prefeituras, foram executadas obras para perfuração de poço tubular e extensão no sistema para distribuição de água.

As intervenções foram custeadas por emendas parlamentares de deputados estaduais destinadas à pasta ambiental do Governo do Estado e monitoradas pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), da Semad. Em Cordisburgo, foi feita a implantação de Sistema de Abastecimento de Água, por meio de Poço Artesiano, na comunidade de Marinhos.

A perfuração do poço beneficiou 280 moradores que vivem na região. Foram investidos R$100 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado Douglas Melo. Os trabalhos tiveram início em março deste ano sendo finalizados na primeira quinzena de julho. Já em Marliéria, 2,5 mil moradores da comunidade de Cava Grande receberam as obras de extensão na rede de abastecimento de água possibilitando o atendimento a mais pessoas.

Os trabalhos custaram R$150 mil, verba destinada pelo deputado Celinho do Sinttrocel. As intervenções tiveram início em dezembro de 2020 sendo finalizadas também na primeira quinzena de julho. O diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Semad, Kleynner Jardim Lopes, ressaltou a importância de investimentos para suprir a necessidade de comunidades rurais espalhadas por todo o Estado.

“Esse suporte é de suma importância pois possibilita reforçar os índices de abastecimento de água e melhorar as condições de vida da população local com obras que geram inúmeros benefícios”, destacou.

Convênios

Todas as intervenções realizadas com verba de emenda parlamentar são definidas pelo próprio município. As prefeituras, antes de firmar convênios com o Estado, entregam à Semad os projetos com todas as informações necessárias para a realização das intervenções.

Todos os projetos são avaliados pela Semad antes da assinatura dos convênios com prazo de execução de um ano. As obras podem ser realizadas pela própria equipe da prefeitura ou por empresa contratada por meio de edital de licitação. Durante o convênio, cabe à prefeitura prestar conta de todos os custos ao Governo do Estado.

Destinação

A entrega das emendas parlamentares é baseada em um portfólio com projetos de todos os órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) - Semad, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O documento foi criado para orientar a concessão dos recursos destinados pelos deputados e, também, em outras frentes de captação de verba como convênios com órgãos do Governo Federal.

“O portfólio destaca, dentre outros inúmeros pontos, ações e projetos que garantem o acesso ao abastecimento de água de qualidade a população de Minas Gerais. É de suma importância o apoio do Poder Legislativo do Estado no subsídio de recursos para a execução de obras de grande relevância para as comunidades rurais de Minas”, destacou o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Simon Nascimento
Ascom Sisema