Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Cidades mineiras recebem veículos e equipamentos para avançar na gestão de resíduos sólidos urbanos

PDFImprimirE-mail

Fotos: Ascom/Divulgação

FOTO DENTRO

Veículos e equipamentos foram entregues dentro de edital do programa Lixão Zero

 

Municípios mineiros foram beneficiados nesta semana com investimentos na gestão de resíduos sólidos urbanos. Por meio do programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o consórcio intermunicipal de Região Integrada e Desenvolvimento Sustentável (Rides) recebeu, nesta quinta-feira (15/07) veículos e equipamentos para atender aos seus sete municípios localizados no Triângulo Mineiro. Nesta sexta-feira (17/07) foi a vez de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ser beneficiada pelo programa do MMA. A entrega teve o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), responsável pela política de resíduos sólidos urbanos em Minas.

 

Ao todo, foram destinados R$ 5,9 milhões em equipamentos, veículos e insumos para fortalecer o processo de manejo e gestão de resíduos sólidos urbanos nessas localidades. Em Monte Carmelo, sede do consórcio Rides, foram entregues sete caminhões basculantes e três veículos compactações, um triturador de poda e três de vidro, duas prensas verticais e três mesas de triagem, permitindo, assim a implementação e estruturação de seis unidades centrais de triagem de resíduos. A entrega vai beneficiar os municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Romaria, Igarapé, além de Monte Carmelo.

 

Já o município de Igarapé recebeu dois caminhões baú, um furgão, 15 ecopontos, duas empilhadeiras, duas esteiras de alimentação, um moinho triturador de plástico, dois trituradores de vidro, uma prensa, duas balanças, dois granuladores de plástico, uma lavadora de plástico, duas mesas de triagem, uma secadora, duas fragmentadoras de papel, 30 contêineres com capacidade de mil litros cada, quatro carros de carga, quatro carrinhos transpalete, e 30 lixeiras.

 

Presente na entrega em Monte Carmelo, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, afirmou que essas entregas materializam a política de gestão de resíduos sólidos e mudam a realidade da região. “Aqui está toda a cadeia para esse processo. São materiais essenciais não só para disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, mas também para a garantia da recuperação e de tratamento dos resíduos sólidos nessas localidades”, comentou a secretária.

O Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério de Meio Ambiente, André França, também esteve presente na entrega, junto aos deputados federais José Vitor e Greyce Elias. Os prefeitos das cidades que compõem o consórcio receberam as chaves dos caminhões das mãos da secretaria Marília e secretário nacional André França.

 

O prefeito de Monte Carmelo e presidente do Rides, Paulo Rodrigues Rocha, disse que com as entregas será possível efetivar o programa de coleta seletiva nos municípios consorciados. “Também será possível realizar a destinação adequada de mais de 15 mil toneladas de resíduos por ano, atendendo uma população de cerca de 100 mil habitantes dos seres municípios envolvidos”, comemorou.

 

Estão previstas também para o Consórcio Rides metas relacionadas à Educação Ambiental nas escolas, universidades e comunidade, capacitação de membros de associações, cooperativas de catadores de recicláveis, visando seu fortalecimento, e a Instalação de Unidade de Tratamento Resíduos da Construção Civil.

Igarapé

 

IGARAPÉ

Semad participou da solenidade em Igarapé; medidas vão resultar mais qualidade ambiental á cidade

 

Na cidade da RMBH, o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, participou da cerimônia e destacou que a entrega dos equipamentos aos municípios é de extrema relevância, pois possibilita a operacionalização de medidas para melhor a gestão de resíduos sólidos urbanos. Franco ainda destacou a retomada, por parte do Governo de Minas, da elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico e do pagamento do Bolsa Reciclagem aos catadores e associações. “Minas Gerais tem priorizado o saneamento na atual gestão, porque é uma pauta de extensa capilaridade, pois gera qualidade ambiental, gera emprego, renda, saúde e qualidade de vida a todos os mineiros”, avaliou Rodrigo Franco.

 

O secretário Nacional de Qualidade Ambiental, André França, comemorou os avanços do programa Lixão Zero no país. França ainda ressaltou a parceria estabelecida pelo Ministério, com a Semad, na prestação de serviços à população em Minas Gerais. “O Lixão zero tem o objetivo claro de erradicar os lixões no país que contaminam solo, contaminam as águas e compromete a saúde das pessoas. Desde o lançamento do programa são mais de 620 lixões encerrados no Brasil, e isso se dá em articulação, trabalho cooperado com os Estados e municípios.

Desejamos que os equipamentos sejam bem utilizados para que Igarapé continue se destacando como referência em matéria ambiental”, destacou.

 

Prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves, destacou que a entrega feita pelo Ministério tem um valor extremo e reforçará as atividades e projetos ambientais desenvolvidas no município. “É mais um passo para a adoção de uma política pública de tratamento adequado de resíduos sólidos urbanos, que é um dos maiores desafios dos municípios brasileiros atualmente. Com os equipamentos que
o programa Lixão Zero está nos entregando vamos concretizar a expansão da coleta seletiva para toda cidade”, destacou.


Na cerimônia também estiveram presentes secretários municipais da Prefeitura de Igarapé, vereadores, além do deputado federal Pinheirinho.

 

Edital

 

O consórcio rides e também a cidade de Iguarapé foram contemplados pelo Edital de "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos 2019", lançado em 2019 pelo MMA, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

 

O edital teve como finalidade promover ações estruturantes nos municípios brasileiros e no Distrito Federal, envolvendo, necessariamente, a aquisição de equipamentos e materiais para fortalecer o processo de gestão de resíduos sólidos. Foram recebidas propostas dos municípios, consórcios públicos intermunicipais e o Distrito Federal?entre os dias 30 de agosto e 30 de setembro de 2019.

 

Programa

 

O programa Lixão Zero é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente para eliminar lixões no Brasil e apoiar os municípios em soluções sobre a destinação de resíduos sólidos urbanos. Em maio, o Governo Federal lançou, em Belo Horizonte, edital de chamada pública para seleção de projetos para melhorar a gestão de resíduos sólidos em Minas.

 

A iniciativa também faz parte do programa e vai disponibilizar R$ 100 milhões, com recursos de acordos de multa ambiental firmados entre Vale S/A e Ibama, em decorrência do rompimento da barragem da empresa, em Brumadinho, para auxiliar cerca de 350 municípios na destinação ambientalmente adequada de resíduos, por meio da reciclagem e recuperação de materiais.

 

Luciane Evans e Simon Nascimento

Ascom Sisema

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900