Impactos da atividade minerária em rochas ornamentais é pauta do Diálogos com o Sisema na próxima quinta, 08/07

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) apresenta na próxima quinta-feira (8/7), a 30ª edição do “Diálogos com o Sisema”, abordando o tema "Impactos da atividade minerária de rochas ornamentais e de revestimento na disposição de seus rejeitos e possíveis alternativas". O evento será transmitido pelo canal “Reuniões Copam & CERH MG”, no Youtube, durante a 116ª Reunião Ordinária da Unidade Regional Colegiada (URC) Jequitinhonha.

Esta edição conta as palestras da analisa ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) Ana Carolina Andrino de Melo, que é geógrafa, mestre em Geografia e Organização do Espaço pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e do analista ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Roberto Gomes, formado em engenharia agrônoma, mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Durante o debate serão abordadas as regras gerais de licenciamento da atividade de lavra de rochas ornamentais e de revestimento e seus principais impactos, medidas mitigadoras e de monitoramento solicitadas nos processos analisados pela Semad, além de pontos da Deliberação Normativa Copam nº 217. O assunto será tratado com enfoque para a região do Vale do Jequitinhonha.

Também serão debatidos os principais passivos ambientais diagnosticados pela Feam com relação aos empreendimentos de rochas ornamentais. A ideia do diálogo é mostrar que medidas simples de planejamento e organização de lavra podem favorecer o empreendedor e a qualidade ambiental do empreendimento.

Diálogos com o Sisema

O Diálogos com o Sisema é uma iniciativa da Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), para aproximar a população da gestão ambiental em Minas a partir das peculiaridades de cada região.

A iniciativa tem o apoio e participação dos demais órgãos que integram o Sisema: Feam, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

SERVIÇO:

Diálogos com o Sisema