Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema ComCiência apresenta panorama da campanha climática global Race to Zero

PDFImprimirE-mail

Foto: Reprodução/Youtube
sisema-comciencia-junho-dentro
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube

Em sua 7ª edição, o Sisema ComCiência abordou o pioneirismo de Minas Gerais, que neste mês se tornou o primeiro estado da América Latina e Caribe a aderir à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), iniciativa global voltada à redução da emissão de gases de efeito estufa até 2050. O evento virtual, apresentado mensalmente pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube, foi realizado nessa quinta-feira (17/6) e contou com palestras de especialistas em gestão ambiental e mudanças climáticas.


A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o cônsul britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown, abriram o evento destacando a importância das políticas públicas de combate às mudanças climáticas para a garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado às próximas gerações.


O ciclo de palestras desta edição foi aberto pelo campeão de alto nível para ação climática do Chile, Gonzalo Muñoz, que abordou aspectos gerais da campanha Race to Zero e suas propostas para o desenvolvimento de uma economia verde a partir da utilização de tecnologias de baixo carbono. Muñoz fundou em 2009 a TriCiclos, considerada uma das mais inovadoras empresas da América Latina no setor de economia circular e reciclagem.


Em sua apresentação, o empreendedor ambiental destacou a urgência das ações globais articuladas de combate às mudanças climáticas e apresentou dados e pesquisas científicas que comprovam a aceleração da degradação ambiental em todo o planeta nos último 70 anos.


“Cada vez mais podemos confirmar que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera está diretamente relacionada ao aumento da população e da temperatura registrada no planeta. Esse aquecimento global vem gerando uma série de consequências críticas que, se não atenuadas imediatamente, trarão impactos irreversíveis à continuidade da vida na Terra”, alertou o palestrante.


Na sequência, a líder brasileira do Climate Champion Team, Daniela Lerário, abordou a participação do Brasil nas ações globais de sustentabilidade climática. “Ao assumir a audaciosa meta de reduzir as emissões globais pela metade até 2030 e zerar até 2050, Minas dá um importante exemplo, não apenas aos demais estados brasileiros, mas a todos os países em desenvolvimento com relação às questões climáticas. Sinto um enorme orgulho ao ver um estado brasileiro ser o primeiro do continente a aderir ao Race to Zero”, ressaltou Lerário.


Finalizando a série de apresentações do evento, a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Larissa Oliveira, detalhou a trajetória de Minas Gerais em busca da neutralidade de carbono e apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pelo Estado voltados à ampliação da resiliência climática, como o Plano de Energia e Mudanças Climáticas, a plataforma Clima Gerais e o Programa Clima na Prática, este último desenvolvido em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).


Durante sua fala, a coordenadora lembrou que a pauta climática não é um tema restrito à agenda ambiental, mas ligado diretamente a todos os setores da sociedade. “Eu entendo que só é possível desenvolver ações relacionadas à diminuição dos impactos decorrentes das mudanças climáticas quando temos essa interação entre os diversos atores envolvidos, incluindo academia, iniciativa privada e sociedade civil”, salientou Larissa.


Ao final do ciclo de palestras, dúvidas e questionamentos do público, enviados via chat, foram respondidos pelos palestrantes com a mediação do analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Alexandre Magrinelli. A próxima edição do Sisema Conciência acontece em julho, sempre trazendo discussões científicas de alto nível sobre biodiversidade e sustentabilidade em Minas Gerais.


RACE TO ZERO

 

O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável. Atualmente, cerca de 30 diferentes regiões no mundo participam da campanha.


A adesão de Minas Gerais ocorreu no dia 9 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente 2021, e contou com a presença do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, em cerimônia realizada no prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa.


SISEMA COMCIÊNCIA

 

O Sisema ComCiência é um programa desenvolvido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que busca dar visibilidade a trabalhos acadêmicos ambientalmente relevantes para os mineiros.


Realizado mensalmente, desde novembro de 2020, o programa promove eventos virtuais transmitidos ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube, sempre trazendo convidados relacionados ao ambiente acadêmico e cientifico.


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900