Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Adesão de Minas ao Race to Zero é tema da próxima edição do Sisema ComCiência

PDFImprimirE-mail

Fotos: Sisema/ Divulgação

SisemaComciencia 2

 

O pioneirismo de Minas Gerais que, neste mês, tornou-se o primeiro estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero), iniciativa global voltada à redução da emissão de gases de efeito estufa, irá pautar as discussões da sétima edição do Sisema ComCiência. O evento acontece na próxima quinta-feira (17/6), às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube.  

A abertura do evento ficará por conta do cônsul britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown. Na sequência, palestras ministradas por especialistas em mudanças climáticas irão apresentar um panorama da campanha Race to Zero no Brasil e no mundo.

O campeão de alto nível para ação climática do Chile, Gonzalo Muñoz, apresenta aspectos gerais da iniciativa e sua importância para a redução das alterações climáticas decorrentes da ação humana em todo o planeta.
A participação do Brasil será abordada pela líder brasileira do Climate Champion Team, Daniela Lerário. O grupo atua com ações educativas em escolas e comunidades visando conscientizar a população com relação à crise climática.

Já a atuação de Minas Gerais no Race to Zero e as ações do Estado para se adaptar e construir resiliência às mudanças climáticas serão apresentadas pela coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Larissa Oliveira.

Ao final do ciclo de palestras, as dúvidas e questionamentos do público, enviados via chat, serão respondidos com a mediação do analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Alexandre Magrinelli.

 

RACE TO ZERO


O Race to Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050, o que deverá limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. A meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização, da atração de investimentos para negócios sustentáveis e para a criação de empregos verdes. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável. Atualmente, cerca de 30 diferentes regiões no mundo participam da campanha.

A adesão de Minas Gerais ocorreu no dia 9 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente 2021, e contou com a presença do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, em cerimônia realizada no prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa.

SISEMA COMCIÊNCIA


O Sisema ComCiência é um programa desenvolvido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) que busca dar visibilidade a trabalhos acadêmicos ambientalmente relevantes para os mineiros.

Realizado mensalmente, desde novembro de 2020, o programa promove eventos virtuais transmitidos ao vivo pelo canal Meio Ambiente Minas Gerais no Youtube, sempre trazendo convidados relacionados ao ambiente acadêmico e cientifico.

SERVIÇO


Sisema ComCiência – 7º edição
Data: 17 de junho
Horário: 15h
Local: Canal do Youtube Meio Ambiente Minas Gerais - https://www.youtube.com/MeioAmbienteMinasGerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900