Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad realiza capacitação em geotecnolgias para Federação de Agricultura e Pecuária

PDFImprimirE-mail

Foto: Reprodução/ QGIS

Capacitação geotecnológica 1

O QGIS é um software livre voltado para a produção de bases cartográficas

 

Colaboradores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) serão capacitados para a produção de mapas e demais produtos cartográficos. A capacitação teve início no último dia 14 e está sendo promovida por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em curso disponível em ambiente EAD na plataforma Trilhas do Saber.

A oferta do curso é fruto de uma parceria entre a Semad e a Faemg, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Todo o material disponibilizado foi preparado pela equipe da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA), da Semad. O curso tem um total de 20 horas e o objetivo, segundo o diretor Ricardo Campelo, é qualificar os colaboradores da Faemg para a produção de mapas utilizando o software QGIS.

A ferramenta é utilizada para geoprocessamento e análises espaciais e o uso é gratuito. “O curso é introdutório, conceitual e prático, para que, além dos fundamentos básicos da cartografia, o aluno tenha o conhecimento necessário para elaborar mapas no QGIS e, posteriormente, também possa orientar melhor e subsidiar os produtores rurais quanto às adequações necessárias em suas atividades com uso das ferramentas de geoprocessamento”, explica.

Durante a capacitação, os alunos receberão instruções para elaboração de bases cartográficas de todo o território mineiro, inserindo atributos ambientais e de mapas voltados, apenas, às áreas de interesse específico. A previsão é de que 30 colaboradores da Faemg participem da capacitação. Durante a realização do curso os alunos poderão solicitar uma tutoria online com servidores da Semad para esclarecer dúvidas.

“Ao final do curso o aluno terá de entregar um mapa produzido seguindo os requisitos mínimos que foram estabelecidos pela equipe da diretoria”, acrescenta Ricardo. O superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco, destaca que a partir da capacitação será possível garantir, também, uma qualificação dos produtores rurais em relação aos atos administrativos do Sisema.

“Os produtores rurais terão ainda mais subsídios técnicos para cumprimento das obrigações referentes às normas ambientais, com mais facilidade para formalizar processos de licenciamento ambiental e intervenções florestais, por exemplo”, esclarece, Diogo Franco.

Trilhas do Saber

A Universidade Corporativa é uma ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento no Sisema. O ambiente virtual dispõe de ações para o desenvolvimento contínuo dos servidores, conselheiros e colaboradores, em busca da preservação e melhoria da qualidade ambiental.

 

Ascom Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900