Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Diálogos com o Sisema abre debate sobre a proteção dos campos ferruginosos em Minas

PDFImprimirE-mail

 Foto: Reprodução da internet/YouTube

Diálogos com o Sisema2 CamposFerruginosos Dentro

O evento contou com a participação de especialistas no tema

 

O Programa Diálogos com o Sisema abordou a temática “Campos ferruginosos: conservação e recuperação ambiental” em mais uma de suas edições, desta vez realizada durante a 18ª Reunião Ordinária da Unidade Regional Colegiada Central Metropolitana do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), na última quarta-feira (7/4). O evento virtual, organizado pelos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e do Instituto Prístino. A íntegra da transmissão está disponível no canal do YouTube do Copam e CERH, no endereço @reuniõesCopam&CERHMG. 

 

Representando o setor acadêmico, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV),  Dr. Carlos Schaefer, palestrou no evento e observou que a ciência indica a necessidade de aumento das áreas de proteção desse importantíssimo complexo que são os campos rupestres. O tema foi complementado pelo biólogo e doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre,  Flávio Fonseca do Carmo, do Instituto Prístino, que ressaltou a importância da proposição de políticas públicas para áreas prioritárias para conservação da biodiversidade, além da discussão pela Câmara de Proteção à Biodiversidade do Copam de outras propostas relativas ao assunto abordado.

 

Dr. Flávio Fonseca do Carmo lembrou que o Plano Estadual de Proteção à Biodiversidade, que traçou o Panorama da Biodiversidade em Minas Gerais (IEF/SEMAD), apontou os ecossistemas de canga como ambientes frágeis e intensamente ameaçados pela atividade mineral. Também destacou a importância e os desafios ainda existentes para criação de unidades de conservação nas áreas remanescentes.

 

Já Luana de Oliveira Barros, engenheira florestal e gestora ambiental da Semad, falou sobre a regularização ambiental no bioma Mata Atlântica e as compensações ambientais no Estado de Minas Gerais, de acordo com as legislações pertinentes. Também discorreu sobre os instrumentos de política pública e os mecanismos de responsabilização dos empreendedores causadores de impacto.

 

Luana frisou a importância da discussão sobre esse tema tão relevante. “Foi um debate técnico e muito rico, propiciando aos presentes ampliar seus conhecimentos sobre o tema e reconhecer a importância dos campos rupestres ferruginosos presentes no estado, por sua riqueza, endêmicos, resiliência e funções ambientais”, explicou.

 

O Programa Diálogos com o Sisema

 

O Programa “Diálogos com o Sisema” foi instituído pela Resolução SEMAD nº 2.565, de 12 de dezembro de 2017, e consiste na realização de reuniões periódicas, abertas ao público em geral, para apresentação e discussão de temas ambientais de interesse comum.

 

O programa tem as seguintes finalidades: abrir espaço para debate sobre temas relevantes ao meio ambiente; ampliar o âmbito de discussão sobre a temática ambiental com os setores da sociedade civil, público acadêmico e organizações não governamentais – ONGs; garantir a democratização das informações ambientais; incentivar a participação da sociedade na preservação do equilíbrio do meio ambiente e na defesa da qualidade ambiental, como exercício da cidadania.

 

Para conhecer os temas das próximas edições clique aqui

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900