Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema entrega prêmios ambientais e lança edição 2021 do Selo Semad Recomenda

PDFImprimirE-mail

 Fotos: Simon Nascimento/Ascom Sisema

EntregaPrêmios ReuniãoCopam dentro

A entrega do Prêmio Natureza Gerais e os certificados com o Selo Semad recomenda foram conhecidos durante reunião do Copam 

 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) anunciou, na tarde dessa quarta-feira (10/3), os projetos vencedores da edição 2020 do Prêmio Natureza Gerais e as iniciativas que foram certificadas com o Selo Semad Recomenda. Os anúncios foram feitos durante a 189ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), no auditório da Rodoviária de Belo Horizonte.

 

Na ocasião, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) também apresentou o edital 2021 do Selo Semad Recomenda. A secretária Marília Melo foi a responsável por anunciar os vencedores. Segundo ela, as duas premiações têm papel importante em reconhecer e difundir boas práticas ambientais no Estado. A chefe da pasta ambiental do Governo de Minas também ressaltou que a escolha dos vencedores é baseada em análises técnicas e isentas.

 

“A partir do momento em que o Copam estabelece, por meio Deliberação Normativa, um prêmio como o Natureza Gerais e o Selo Semad Recomenda, traz uma credibilidade muito grande àquela atividade ou ação que foi premiada. E além disso, é uma forma de replicar esses projetos como exemplos de boas práticas a outras instituições do setor público e privado e da sociedade civil”, avaliou.

 

Natureza Gerais

 

Instituído pelo Copam em 2018, o prêmio Natureza Gerais visa reconhecer e divulgar ações e projetos que contribuam, direta ou indiretamente, para a preservação e melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais. Em 2020, a comissão responsável por analisar os projetos inscritos para ganhar a honraria foi composta por representantes da Semad, das Secretarias de Estado de Governo (Segov) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

 

Também integraram a banca de avaliação a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Minas Gerais (Abes-MG) e o Movimento Verde de Paracatu (Mover). A premiação foi dividida em quatro categorias. Na condição de melhor ação ou projeto ambiental promovido por órgãos ou entidades públicas, o vencedor foi o Programa de Educação Ambiental (Progea), do Comando de Policiamento de Meio Ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

A iniciativa é desenvolvida com estudantes do 4º ano da rede de ensino pública, com idade entre 9 e 10 anos, e tem por objetivo estimular as crianças a contribuírem com a prevenção ambiental. Com ações educativas e diálogo constante, os policiais buscam promover a compreensão da realidade ambiental, além de estabelecer relações positivas e diálogo contínuo entre a comunidade escolar e o poder público. Até o momento, mais de 60 mil alunos, de 1.176 instituições de ensino, já participaram do projeto.

 

EntregaPrêmios ReuniãoCopam

A secretária Marilia Melo e o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco representaram os ganhadores 

 

Já na categoria melhor ação ou projeto ambiental promovido pelo setor produtivo, o vencedor foi o Plano Diretor de Águas, executado pela Unidade de Juiz de Fora da Arcellor Mittal Brasil. Criado em 2015, o plano foi motivado pelo cenário de crise hídrica vivenciado à época, em regiões de Minas Gerais e do Brasil. O intuito é ter um instrumento de gestão de recursos hídricos com o objetivo de antecipar a demanda da sociedade por água, sob três eixos: uso de fontes alternativas de água, atuação e uso eficiente da água e responsabilidade institucional.

 

O Plano Diretor tem como base a gestão de risco e atua com ações operacionais, medidas de gestão e atividades de educação ambiental. Na categoria melhor ação ou projeto ambiental promovido pela sociedade civil, o vencedor foi o projeto Criação do Corredor Ecológico do Vale do Mutuca, produzido pela Associação para a Proteção Ambiental do Vale do Mutuca (Promutuca).

 

Idealizado em 2012, o projeto é fruto de estudos e discussões que tiveram, como meta, a criação do corredor para preservação e conservação do ecossistema na região do Vale do Mutuca, buscando uma gestão pautada em educação ambiental da população, realização de estudos científicos e a garantia do uso sustentável e adequado do local. Na região, segundo o Promutuca, há 32 nascentes que chegam aos Rios Paraopeba, São Francisco e Velhas. Também há, no Vale do Mutuca, conforme a associação, diversidade de fauna nativa dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, e espécies endêmicas da região, como o peixe Bagre.

 

Por fim, na categoria exemplo em cidadania ambiental o vencedor foi o professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Scolforo. O docente é mestre e doutor em Engenharia Florestal e atua em projetos de pesquisa e extensão, como a criação do Plano Ambiental e Estruturante da UFLA que auxiliou na reestruturação da estação de tratamento de água da universidade, onde são produzidos e tratados, diariamente, 600 mil litros de água.

 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, parabenizou todas as iniciativas vencedoras que, segundo ele, atuam para garantir a sustentabilidade em Minas Gerais. "O Natureza Gerais é um prêmio extremamente importante à sociedade mineira. Parabenizo os quatro vencedores deste ano e esperamos que cada vez mais projetos possam contemplar iniciativas tão importantes e que produzem efetividade ao Estado de Minas Gerais”, comentou.

 

Selo Semad Recomenda

 

Criado em fevereiro de 2020, o selo busca reconhecer ações que atuam em prol da conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, além de propor melhorias em saneamento básico, adoção de fontes de energia sustentável, medidas de educação ambiental e incentivo ao turismo ecológico. Em 2020 foram 22 projetos indicados a receber a certificação da Semad. Destes, oito foram escolhidos:


• Dê alças à reciclagem: executado pela empresa de reciclagem de materiais Aperam, e desenvolvido por mulheres em comunidades rurais de Santa Joana e Setúbal, em Itamarandiba, e em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha;
• Grupo Ecocultural pé no chão: atua como alternativa para quem deseja praticar atividades de trekking e eventos ecológicos e culturais a baixo custo em Minas Gerais;

• Projeto Bicudo: promove a reintrodução de pássaros em extinção à natureza em Januária, no Norte de Minas;
• Prêmio Arcellor Mittal de Meio Ambiente: iniciativa realizada, anualmente, em escolas públicas e privadas, para promover a conscientização ambiental;
• Plano Diretor de Águas da Arcellor Mittal: instrumento de gestão de recursos hídricos que direciona a Arcellor Mittal para uma atuação eficiente e sustentável nas bacias hidrográficas em que a empresa está inserida;
• Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos da Arcellor Mittal: resíduos não industriais gerados pela empresa são destinados à reciclagem e toda a verba arrecadada com a comercialização é doada para ONGs que atuam em projetos sociais na Zona da Mata;
• Estação Ciência Anglo American - Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço: espaço criado com objetivo de resgatar e disseminar o conhecimento sobre a cultura e história da região de Conceição do Mato Dentro;
• Projeto Mucuri Socioambiental: conjunto de projetos, permanentes e contínuos, que tem como objetivo o estímulo da participação coletiva de colaboradores, cooperados e das instituições de ensino na construção de cenários sustentáveis em relação à fauna, flora, água, solo e ar.

 

Edição 2021

 

A superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Fernanda Wasner, explicou que em 2021 o Selo Semad Recomenda teve o edital aprimorado para dar mais confiabilidade aos processos e ampliar as chances de participação de representantes da sociedade civil e de setores do poder público e da iniciativa privada.

 

As principais alterações em 2021, no edital do selo, foi a inserção de critérios de avaliação com pontuação, o prazo de validade do selo, o prazo para submissão de requerimentos, o aprimoramento dos procedimentos de recurso, a inclusão de auto declarações e a disponibilização da logomarca do Semad Recomenda para divulgação do programa ou projeto certificado.

 

Além disso, em 2021 serão feitas duas etapas de certificações: uma em junho e outra em dezembro. “Todo o trabalho de análise e seleção dos projetos é feito com celeridade e rigor técnico para privilegiar as práticas certificadas pela Comissão Permanente de Avaliação do Selo Semad Recomenda, a quem agradecemos pela condução dos trabalhos”, disse.

 

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

alt

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900