Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretária Marília Melo é escolhida Personalidade do Ano pelo Prêmio Hugo Werneck

PDFImprimirE-mail

 Foto: Divulgação/Semad

MaríliaMelo dentro

Marília Melo foi agraciada no Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza como Personalidade do Ano

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, é uma das vencedoras da 11ª Edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza. Marília foi agraciada na noite dessa quinta-feira (28/01) na categoria Personalidade do Ano, que reconhece o trabalho de figuras de destaque pela preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) também levou mais um prêmio na noite, que foi dado ao projeto das Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), como melhor exemplo em biodiversidade na categoria fauna.

 

Marília tem 42 anos e é a primeira mulher a se tornar secretária de Meio Ambiente em Minas Gerais, cargo assumido em setembro de 2020. Ela é engenheira civil, mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos, se especializou em gestão e é doutora em recursos hídricos desde 2016.

 

A secretária iniciou sua carreira no Governo de Minas em 2002, prestando serviço até 2006 na Divisão de Outorga de Direito do Uso de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), quando se tornou analista ambiental concursada. Desde 2011 vem atuando como dirigente no Sisema em posições diversas.

 

Em 2011, foi a primeira subsecretária de Fiscalização da Semad, cargo que deixou em 2013 para ocupar pela primeira vez o posto de diretora-geral do Igam. Em 2015, ela voltou à Semad, para assumir como secretária adjunta. Ainda em 2015 retornou à Subsecretaria de Fiscalização, de onde saiu em 2017 para ocupar novamente o posto de diretora-geral do Igam, onde ficou até setembro do ano passado, quando assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

 

PROJETO ASAS TAMBÉM LEVA PRÊMIO

 

Além da conquista da secretária Marília Melo, o Sisema também levou outro prêmio na noite de ontem. O projeto das Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas), que é compartilhado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi o campeão como melhor exemplo em biodiversidade na categoria Fauna.

O Asas promove o retorno de animais silvestres à natureza após passarem por tratamento e reabilitação nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e nos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Minas Gerais. As duas primeiras estruturas também são compartilhadas com o Ibama, enquanto os Cetras são de gestão exclusiva do IEF. O projeto tem ainda o apoio do Instituto de Pesquisa Waita.

 

A iniciativa premiada consiste na identificação e cadastro de propriedades rurais com condições ambientais e estruturas adequadas ao recebimento de animais da fauna silvestre, que posteriormente serão devolvidos a seus habitats naturais. Os proprietários dessas áreas se voluntariam para apoiar o Estado na execução do projeto. Atualmente, 62 propriedades estão cadastradas e aptas para uso em Minas Gerais e a expectativa do IEF e do Ibama é cadastrar mais 100 até 2024, quase triplicando o número atual.

 

Clique Aqui e assista ao vídeo sobre o Projeto Asas

 

MAIS PREMIAÇÃO NO GOVERNO


O Governo de Minas teve ainda outros dois reconhecimentos dentro da premiação, com projetos envolvendo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). No primeiro deles, a autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), levou o Destaque Estadual pelo Conjunto da Obra. Em outra categoria, a Prefeitura de Glaucilândia foi homenageada com o projeto executado em parceria com a Emater-MG, ocupando o 1° lugar na categoria “Tecnologias Sociais Sustentáveis”.


PRÊMIO HUGO WERNECK


Em sua 11ª edição, o Prêmio Hugo Werneck se tornou uma referência nacional no reconhecimento de ações, iniciativa e projetos voltados à sustentabilidade e à manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. A premiação acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas e 146 vencedores e homenageados. Parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, a iniciativa visa reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições dedicadas à causa da sustentabilidade em todo o país.

 

Na edição de 2021, o tema da premiação foi “Tempos Futuros: de Charles Chaplin à indústria 4.0”. O objetivo foi mostrar a evolução ambiental ocorrida desde a primeira Revolução Industrial, quando o ser humano foi subjugado pelas máquinas, causando desemprego em massa na época, até os dias de hoje, quando já se vislumbra a Quarta Revolução, em curso, também chamada “Indústria 4.0”, que irá mudar o modo de produzir e consumir da humanidade. Isso se dará com o uso inteligente e cada vez menor de recursos naturais, multiplicando, em muito, a atual produtividade industrial.

 

Idealizado pela Revista Ecológico e o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais (Sindiextra)/Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o prêmio tem como principal correalizador, pelo segundo ano consecutivo, o Sistema Fiemg. Conta também com a participação do Governo de Minas, por meio da Semad e seus órgãos colegiados: Igam, IEF e Feam. E, a nível regional e nacional, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A supervisão técnica da Fundação Dom Cabral. A parceria da Rede Globo Minas. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza. O apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica.

 

VENCEDORES DA 11ª EDIÇÃO

 

Destaque Municipal
Resgate Animal Rio Arrudas, BH (MG)

 

Destaque Estadual
Emater, MG

 

Melhor Exemplo em “Água”
Instituto Espinhaço, Mariana (MG)

 

Melhor Exemplo em “Fauna”
Projeto Asas (MG)

 

Melhor Empresa
Cenibra (MG)

 

Melhor Exemplo em “Mobilização Social”
Claudinei Luiz da Silva, Santana do Riacho (MG)

 

Melhor Projeto de Parceiro “Sustentável”
Programa Germinar Gerdau, Ouro Branco (MG)

 

Personalidade do Ano
Marília Carvalho de Melo (MG)

 

Destaque Nacional
Instituto Albatroz, Santos (SP)

 

Melhor Anúncio
Natura, São Paulo (SP)

 

Melhor Empresário
Israel Kalbin, Rio de Janeiro (RJ)

 

Melhor Exemplo de Amor à Natureza
João e Dindim , Ilha Grande (RJ)

 

Melhor Documentário
David Attenborough e Nosso Planeta, Londres (ENG)

 

Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

alt

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900