Governo de Minas dá início ao planejamento de ações do período chuvoso

Foto: Pedro Gontijo/ Imprensa MG

Governo inicia planejamento do período chuvoso 1

Governador Romeu Zema abriu a reunião citando a importância do planejamento para minizar os impactos de ocorrências de tempo severo aos mineiros

Com o objetivo de planejar e minimizar os impactos de ocorrências de tempo severo na rotina dos mineiros, o Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), promoveu, nessa quarta-feira (23/9), o primeiro encontro de alinhamento de ações para o período chuvoso 2020/2021.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participaram da reunião, juntamente com os órgãos que compõem o Grupo Estratégico de Resposta a Desastres (GER), instituído pelo Governador Romeu Zema.

A função do grupo é atuar na prevenção, mitigação e resposta às ocorrências ocasionadas por volumes intensos de precipitação entre os meses de novembro a março. “Sabemos das mudanças climáticas cada vez mais incertas e estamos nos preparando com antecedência para evitar tragédias e preservar vidas em Minas Gerais”, disse o governador Romeu Zema ao abrir a reunião.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, e o diretor-geral do Igam, Marcelo Fonseca, reforçaram a atuação do Igam no acompanhamento meteorológico, por meio do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).

Marília ressaltou ainda a importância da atuação dos meteorologistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para atuarem no monitoramento climático durante o período chuvoso. “Com isso, os meteorologistas trabalham nas previsões e envio dos avisos, viabilizando a emissão de alertas por SMS e redes sociais aos mineiros pela Defesa Civil Estadual”, destacou a secretária.

O chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel da Polícia Militar Osvaldo de Souza Marques, destacou o trabalho integrado que tem sido realizado pelo Governo de Minas na prevenção aos eventos adversos ocasionados por tempestades.

“Estamos atuando em conjunto com todos os órgãos para prevenir e salvar vidas Vamos ter mais reuniões, envolvendo os municípios mineiros, para evitar, ao máximo, os desastres causados pelas chuvas. Sabemos que não conseguimos controlar o clima, mas podemos mitigar os efeitos desse período nas comunidades”.

Previsão

Durante a reunião, a analista ambiental e meteorologista do Igam, que atua no Simge, Paula Pereira, fez uma breve apresentação abordando os aspectos climatológicos do período chuvoso em Minas. Ela também apresentou as condições climáticas atuais e a tendência para os meses de outubro a dezembro de 2020.

Paula destacou a importância das informações contidas na previsão diária e de tempo severo, bem como dos avisos e alertas meteorológicos de tempo severo enviados à população.“Devido à imprecisão dos modelos climáticos na região Sudeste, não são realizadas previsões para o período chuvoso. O que apresentamos foi a tendência probabilística sazonal, para o último trimestre de 2020. O cenário, até então, é de maior probabilidade de chuvas um pouco acima da média e temperaturas médias ligeiramente abaixo da climatologia”, afirmou Paula.

Todas as previsões, avisos e alertas durante o período chuvoso serão feitos nas dependênciasdo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Administrativa.

Equipe em campo

Atualmente, a Defesa Civil Estadual conta com equipes no interior do estado, na Região Leste, no Vale do Rio Doce e na Zona da Mata, locais que foram mais atingidos no último período chuvoso, para fazer um mapeamento de risco. Além disso, serão verificadas as obras realizadas com recursos, sobretudo federais, destinadas aos municípios no início deste ano para a reconstrução das cidades, em função das fortes chuvas.

Na próxima semana, o Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil vai promover o seminário de chuva, com o foco em estender o alinhamento das estratégias para o enfrentamento deste período aos municípios mineiros. Nesse evento, também será lançado o Plano Estadual para o Período Chuvoso, que contará com todo o planejamento do órgão.

Ascom/Sisema e Ascom/Cedec