Semad é homenageada por seus 25 anos em reunião do Plenário do Copam

Plenário Copam Cortada

Reunião que homenageou os 25 anos da Semad teve mais de cinco horas de duração

Representantes do plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) se reuniram na tarde desta quarta-feira (16/9) para a 186ª Reunião Extraordinária do órgão colegiado. O encontro virtual, em razão da pandemia de Covid-19, foi marcado por homenagens à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) pelos seus 25 anos completados no último dia 6 de setembro. Aproveitando o momento histórico, o presidente do Copam e atual secretário da Semad, Germano Vieira, passou a condução da reunião para o primeiro secretário de Meio Ambiente de Minas Gerais, ex-diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, que, depois de presidir o Copam por 12 anos enquanto secretário, voltou a comandar uma reunião do órgão colegiado.

Clique aqui para assistir à íntegra da reunião

A reunião teve início com uma homenagem de músicos da Polícia Militar aos 25 anos da Semad, com a apresentação da música Planeta Água, de Guilherme Arantes, e seguiu com informes dos conselheiros. Essa parte da reunião foi marcada pela fala de vários conselheiros sobre assuntos diversos, como os desafios para o futuro da Semad no alcance do objetivo do desenvolvimento sustentável, Cadastro Ambiental Rural (CAR), estruturas de barragens de mineração, entre outros aspectos.

A pauta seguiu com uma apresentação do secretário Germano sobre os avanços nos 25 anos da Semad. Ele destacou uma série de medidas implantadas na história da Secretaria, em especial nos últimos anos, que contribuíram para a modernização dos serviços públicos disponibilizados à população. Germano Vieira mencionou avanços nas áreas de regularização ambiental, fiscalização, tecnologia, administração e finanças e gestão ambiental e saneamento.

Segundo ele, muitas das ações são fruto do trabalho consistente planejado e realizado por seus antecessores e tudo que foi construído nessa jornada de 25 anos coloca Minas Gerais como protagonista no cenário nacional. "Minas Gerais realmente se posiciona no cenário nacional como um sistema diferenciado. Todas as vezes em que são citados os assuntos ambientais de Minas, as pessoas param para ouvir nosso Estado. Os próximos 25 anos nos aguardam com muitos desafios, mas com uma equipe vocacionada ao diálogo, a ouvir, a entender, a assimilar e buscar a melhor forma de executar. Esse é o Sisema e esse é o legado que buscaremos deixar", afirma o secretário.

Logo após a fala do secretário Germano, José Carlos Carvalho destacou um histórico do que presenciou em 40 anos de carreira pública atuando no meio ambiente. Ele pontuou a importância das políticas públicas de comando e controle em relação ao uso dos recursos naturais, mas lembrou que o futuro deve ser marcado por uma mudança de ciclo. "Precisamos de um segundo ciclo cujas alternativas de solução não estão nas fronteiras da política ambiental. Elas estão nas fronteiras da política econômica. Não adianta mais medidas de comando e controle se temos estruturas de desenvolvimento que financiam um modelo predatório de uso dos recursos naturais. Não é possível haver uma humanidade saudável em um planeta doente. Esse é o grande desafio da civilização no terceiro milênio", diz Carvalho.

A reunião seguiu com mais manifestações diversas de conselheiros sobre avanços e desafios nos 25 anos da Semad e depois passou para uma apresentação do diretor-geral do IEF, Antônio Malard, sobre as ações de prevenção e combate a incêndios desenvolvidas pelo órgão em 2020. O encontro teve ainda mais duas apresentações antes da conclusão. Primeiro sobre a modernização do processo de fiscalização ambiental, conduzida pelo superintendente de Fiscalização da Semad, Flávio Aquino. Depois, sobre a proposta de reinstituição do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas, que foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Larissa Assunção Oliveira Santos.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo da reunião

Guilherme Paranaiba