Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Webinar capacita profissionais da ALMG sobre a IDE-Sisema

PDFImprimirE-mail

Foto: Reprodução Google Meet

WhatsApp Image 2020-09-09 at 15.49.25

Durante o evento foram apresentados os fundamentos básicos da plataforma, que conta atualmente com 503 camadas de dados geoespaciais

Profissionais de nível técnico e superior, assessores, consultores e parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que desenvolvem ou monitoram projetos de cunho territorial e ambiental no Estado, participaram nessa terça-feira (8/9) de webinar oferecido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para capacitação quanto ao uso correto da Plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema).

Durante o evento virtual foram apresentados os fundamentos básicos da plataforma, além de aspectos técnicos ligados ao manuseio de mapas temáticos, ferramentas de desenho e camadas de informações georreferenciadas. Ao longo do seminário, os participantes conheceram os principais conceitos relacionados à consulta dos atributos ambientais disponíveis na plataforma, bem como os requisitos técnicos para importação, exportação e visualização de arquivos e mapas oferecidos pela ferramenta, que conta atualmente com 503 camadas de dados geoespaciais, permitindo uma visualização completa dos principais atributos geográficos e características ambientais do território mineiro.

De acordo com o chefe de gabinete do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, Luciano Gontijo, um dos articuladores do evento, a realização do webinar se deu a partir da necessidade de apoio da Semad para análise de um dos projetos de lei em tramitação na casa, relacionado à alteração dos limites da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Sul do Estado. “Precisávamos saber com maior detalhamento o que estava sendo modificado a partir deste projeto de lei e entramos em contato com a Semad. Tivemos todo o apoio e decidimos então oferecer aos consultores e demais profissionais da ALMG uma capacitação para correta utilização deste rico material público, gratuito e de grande qualidade, que é a IDE-Sisema”, explicou Gontijo.

Durante o seminário, representantes da Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA), área da Semad responsável pela coordenação da plataforma, apresentaram os principais cases de uso da plataforma como ferramenta de gestão ambiental em Minas Gerais e responderam dúvidas específicas dos participantes. “A IDE se tornou não apenas uma ferramenta essencial para a análise de licenciamento, regularização e demais serviços ambientais oferecidos pelo Sisema, mas um importante instrumento de pesquisa para as mais diversas áreas que atuam com o meio ambiente no Estado. Isso demonstra a qualidade dos dados e informações oferecidos por meio da plataforma” ressaltou o diretor da DGTA, Fabrício Lisboa.

Pra a gerente da Consultoria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, Ana Euclydes, que esteve presente no evento, o webinar permitiu aos participantes compreender melhor as funcionalidades da IDE-Sisema e ter uma dimensão mais ampla sobre a variedade de informações que a plataforma reúne. “Com o acervo e as funcionalidades da plataforma, poderemos subsidiar os parlamentares e as comissões com informações seguras, precisas e atuais sobre o meio ambiente e os possíveis impactos ambientais de empreendimentos ou atividades econômicas do Estado”, disse.

IDE-Sisema

Criada em 2018, a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) permite, por meio de camadas geoespaciais, uma completa visualização de atributos ambientais existentes no território mineiro, como relevo, hidrografia, vegetação, entre outros aspectos que auxiliam no licenciamento ambiental, na concessão de outorgas para uso da água e nos demais serviços oferecidos pelo Sisema.

Com base no cruzamento das camadas geográficas, é possível visualizar alternativas de localização para o usuário que busca a regularização ambiental. Além disso, a plataforma digital oferece ao cidadão acesso gratuito às informações dos chamados critérios locacionais, que são componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento.

Clique aqui para acessar o IDE-Sisema


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900