Semad chega aos 25 anos com entregas importantes para o meio ambiente em Minas Gerais

Semad25

Neste mês de setembro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) completa 25 anos de existência. Neste período, foram diversos os desafios para que a Semad se consolidasse como executora das principais ações do setor em busca de garantir a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. O aniversário é no dia 6, mas durante todo o mês diversos eventos e entregas estão previstos para ocorrer em comemoração a esse um quarto de século da pasta que é responsável por conduzir a política ambiental no Estado de Minas Gerais.

A campanha foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 1° de setembro, nas redes sociais da Secretaria no Facebook e no Instagram (@meioambienteminasgerais) e segue até o dia 6, data do aniversário, em forma de teaser, com vídeos que contam o que é a Semad e o que ela faz, como forma de apresentar a Secretaria para a população em geral. A partir do dia 8 de setembro, após o feriado da Independência, terá início uma agenda de eventos virtuais, além do anúncio de obra, investimento em novos projetos, e ainda o lançamento de um hotsite com conteúdo exclusivo de fotos, vídeos, reportagens especiais, depoimentos de servidores e outros conteúdos para celebrar o aniversário de 25 anos da Semad.

A página, que será alimentada ao longo de todo o mês de setembro, será lançada durante o primeiro evento, o webinar Avanços e Desafios da Política Ambiental de Minas Gerais”, na terça-feira, 08/09, a partir das 9h, com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e convidados. Clique aqui e confira a programação. Outro webinar, voltado para a fiscalização ambiental será realizado uma semana depois, no dia 15/09, e terá a programação divulgada em breve.

Além dos eventos, a programação inclui as seguintes entregas: lançamento do Programa de Conversão de Multas, entrega do Primeiro Selo Semad Recomenda, inauguração do Centro de Abrigamento de Animais Domésticos na RMBH, Celebração de Termo de Cooperação Técnica com Superintendência de Polícia Federal com vistas a otimizar a logística nas operações conjuntas, entrega do Plano de Integridade do Sisema, além do anúncio das obras de reforma do Centro Mineiro de Referência em Resíduos. As entregas são pautadas na agenda ambiental que valoriza as boas práticas, preserva recursos naturais, estabelece novos e modernos padrões de trabalho e dialoga com todos os segmentos do setor ambientalista.

TRAJETÓRIA DA SEMAD

A campanha de 25 anos da Semad se consolida, então, como um importante presente para a secretaria, de modo que conta, a partir de seus próprios marcos temporais, a trajetória da pasta que ao longo desses anos vem trabalhando para fomentar a sustentabilidade e para contribuir para que o Estado proteja seus recursos naturais, permitindo também o desenvolvimento.

Contar a história da Semad é passear por momentos distintos. É visitar um tempo em que primeiro foi feita a consolidação do órgão, para que a secretaria fosse o principal articulador de um conjunto de diretrizes ambientais capaz de nortear o desenvolvimento sustentável no Estado. Depois, em um segundo momento, o objetivo passou a ser modernizar sua atuação com novos sistemas e tecnologias, mudando a cara dos serviços ambientais e desburocratizando o setor. Até se chegar em um terceiro momento, em que a pasta vem trabalhando para aumentar o diálogo com os órgãos de controle, com os setores ambientalista, produtivo, com a sociedade civil, e com os demais ligados à agenda ambiental. Todos esses e outros momentos da história da Semad vão estar contados nas histórias da Campanha Semad 25 anos. Não perca!