Semad realiza doação de retroescavadeira ao município de São Sebastião do Paraíso

Foto: Divulgação/Semad
trator-supram-sul-dentro

Minas segue atuando no fortalecimento da gestão ambiental dos municípios mineiros. Nessa terça-feira (21/7), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou a entrega, por meio de doação, de uma retroescavadeira para o município de São Sebastião do Paraíso, na Região Sul do Estado. O veículo será utilizado nos aterros de resíduos de construção civil e sanitário que atendem a região.

O trator, modelo Michigan 75 III, é fruto de apreensão realizada pela Semad no município de São João Del-Rei, na Região Central de Minas e era utilizado em uma extração irregular de areia realizada no Rio das Mortes, afluente do Rio Grande, um dos principais cursos d’água da região.

De acordo com o subsecretário de Administração, Tecnologia e Finanças da Semad, Diogo Melo Franco, responsável pela assinatura do Termo de Doação firmado entre Estado e Município, a ação integra a atual estratégia da pasta ambiental de Minas Gerais de não apenas aplicar a legislação ambiental, por meio da apreensão de bens utilizados de forma irregular, mas também reverter o resultado deste trabalho em benefício à população e na defesa do meio ambiente.

“É importante que a sociedade seja ressarcida por eventuais danos ambientais. Por isso, a Semad pretende manter esta política de reverter o fruto de infrações ambientais à população, desde que os equipamentos apreendidos tenham condições adequadas de uso, por meio de doações voltadas a atividades de interesse público focadas na manutenção ou recuperação da qualidade ambiental”, destacou o subsecretário.

A doação será integrada à estrutura logística dos aterros de São Sebastião do Paraíso. O município integra o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (CIDASSP) e passará a receber, até o final do segundo semestre, resíduos de mais oito municípios da região: Jacuí, Monte Santo de Minas, Itamogi, Pratápolis, São Tomás de Aquino, Fortaleza de Minas, Capetinga e Cássia. Atualmente, os aterros recebem uma média de 48 toneladas/dia de rejeitos e atendem uma população de cerca de 80 mil habitantes.

“Para nosso município e região é muito importante essa estratégia do Governo de Minas em auxiliar os municípios na gestão ambiental. A doação dessas máquinas vai reduzir os custos operacionais do aterro sanitário, permitindo que apliquemos esses recursos remanescentes em outras frentes de trabalho locais”, ressaltou a secretária Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso, Yara de Lourdes Borges.

A secretária lembrou ainda a importância do trabalho de ampliação do Programa de Coleta Seletiva, mantido pela Semad. “Fomos beneficiados pelo programa em 2019 e tivemos ótimos resultados, diminuindo significativamente a quantidade de resíduos encaminhados aos aterros de São Sebastião do Paraíso e aumentando a quantidade de materiais recicláveis coletados diariamente no município”, frisou Yara.

Para a superintendente Regional de Meio Ambiente da Semad no Sul de Minas, Ludmila Alves de Brito, a gestão de bens apreendidos durante atividades de fiscalização é um desafio para os órgãos ambientais. “Temos buscado alternativas que possam contribuir para a melhoria da qualidade ambiental no Estado por meio do apoio a iniciativas responsáveis e que agregam valor à região, como o aterro de São Sebastião do Paraiso. Acreditamos que esta doação deve auxiliar muito na gestão de resíduos praticada no município”, disse a superintendente.

Edwaldo Cabidelli