Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Atualização do Painel de Indicadores do Sisema inclui dados de acesso à IDE

PDFImprimirE-mail

 

Reprodução/Painel de Indicadores

IDE PRint3

Dados de acesso da IDE-Sisema já podem ser consultados no Painel de Indicadores 

 

Número de acessos por dia, maiores picos de usuários diariamente, cidades de onde partem as entradas na plataforma, quantidade de camadas disponíveis e total de usuários que já entraram na ferramenta. Essas são algumas das informações que já estão disponíveis para consulta referentes à Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), dentro do Painel de Indicadores do Sisema. O painel concentra uma série de dados e estatísticas do trabalho desenvolvido pelos quatro órgãos de meio ambiente do Governo de Minas e agora passa a contar também com informações referentes aos acessos à IDE. A ferramenta de planejamento territorial, criada pelos próprios servidores do Sisema, permite a completa visualização das características ambientais existentes no território mineiro.


A partir de uma parceria entre a Assessoria Estratégica (Aest), que mantém o painel, e a Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA), coordenadora executiva da IDE, ambas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os servidores que tiverem interesse em usar a plataforma podem encontrar informações importantes para melhorar a experiência com a IDE. Uma delas é a quantidade de acessos por hora do dia, o que pode trazer benefícios ao público externo, segundo o diretor de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Fabrício Lisboa.


"Possibilitar o monitoramento dos indicadores de uso da IDE-Sisema em tempo real é uma grande iniciativa e impacta positivamente, não somente na equipe gestora, mas em toda a sociedade civil. Com eles, é possível conhecer os horários de picos de acesso, o local onde o sistema está mais sobrecarregado, e planejar o melhor momento para sua utilização, por exemplo. Além disso, pode-se fazer gestão territorial com os dados lá disponibilizados, onde fica evidente a necessidade de oferecer tradução da IDE-Sisema para a língua inglesa, tendo em vista os diversos países estrangeiros que são usuários", afirma o diretor da pasta que está vinculada à Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad.


Entre os diversos atributos trazidos pela plataforma, é a IDE/Sisema que permite, de forma gratuita, o acesso pela sociedade às informações espaciais dos chamados critérios locacionais, que são componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento no momento do licenciamento ambiental. Ao mesmo tempo, com essa ferramenta, o analista do Sisema pode fazer uma análise muito mais completa daquele empreendimento, assim como estipular condicionantes para implantação de forma mais ágil com a ajuda da tecnologia. São os dados de acesso à IDE, tanto do analista do Sisema quanto do público externo, que agora estão disponíveis dentro do Painel de Indicadores.


Essa inclusão dos dados no painel permite conhecer a quantidade de camadas geoespaciais já disponíveis na ferramenta, que atualmente são 506. Uma camada geoespacial traz um conjunto de informações sobre determinados aspectos, como hidrografia, clima, relevo, cobertura vegetal, entre vários outros. Se um determinado empreendedor quer instalar uma usina hidroelétrica em algum ponto de Minas Gerais, por exemplo, com a IDE-Sisema ele consegue saber se aquele local específico faz parte de unidade de conservação, qual é a característica do bioma, se existe conflito pelo uso da água, entre mais de 500 possibilidades. Para acessar diretamente a plataforma e conhecer todas as camadas, basta clicar no link abaixo.


Clique aqui para conhecer a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema


Além disso, também estão disponíveis para consulta no Painel de Indicadores outros dados da IDE-Sisema, como a quantidade de usuários por hora do dia, o total de usuários desde que a ferramenta foi criada, em fevereiro de 2018, de onde partem os acessos em todo o mundo, o número de acessos por redes sociais, o total de usuários por mês e por ano, além de um mapa com acessos por municípios de Minas Gerais. Todas essas possibilidades aumentam a capacidade de gestão de toda a equipe do Sisema que precisa ter algum tipo de contato com a plataforma.

 

Reprodução/Painel de Indicadores

IDE Print4

Tela inicial do Painel de Indicadores oferece quatro opções de dados, que se desdobram em informações de 17 serviços e programas


DADOS DO PAINEL DE INDICADORES


Com a inserção dos dados da IDE/Sisema, o painel passa a contar agora com quatro possibilidades iniciais, que se desdobram em informações de 17 serviços e programas diferentes de responsabilidade não só da Semad, mas também dos demais órgãos que fazem parte do Sisema.


Essa expansão da oferta de dados é um objetivo da Assessoria Estratégica da Semad para aumentar a transparência dos órgãos ambientais do Estado, na avaliação da chefe da Aest, Nathália Milagre Hazan. “O objetivo do Painel de Indicadores é dar conhecimento, a todos os servidores, sobre os resultados alcançados pelas equipes do Sisema. O incremento das informações sobre a IDE é muito importante para dar transparência e também compartilhar o resultado do trabalho, que acaba sendo positivo para todo nós do Sisema”.


Na tela inicial do painel, além da tela que leva para informações sobre os dados de acesso da IDE, outras três telas direcionam o interessado para informações sobre o Programa de Eficiência Ambiental (PEA), projetos estratégicos do Sisema junto ao Governo de Minas, e outros indicadores. Na parte dos projetos estratégicos o usuário encontra informações sobre a Inovação na Regularização e Fiscalização Ambiental, Programa de Concessão de Parques Estaduais e Programa Somos Todos Água. Os dados disponíveis nessa área são o andamento das atividades de cada projeto.


Já na tela que leva aos dados do PEA, estão disponíveis as informações sobre as metas estipuladas e a quantidade efetivamente realizada dos serviços de licenciamento ambiental, intervenção ambiental e outorgas. Nesse caso, todas as informações dizem respeito à redução do passivo, tanto nas metas quanto no que foi efetivamente cumprido. Ainda na parte do PEA, o Painel de Indicadores traz informações sobre as ações de fiscalização da qualidade ambiental e sobre as operações voltadas para a mineração.


Por fim, a tela de outros indicadores reúne dados sobre autos de infração, demandas da Advocacia-Geral do Estado (AGE), denúncias, gestão da frota, fiscalização em geral, patrimônio, requisições e sobre o Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA). Para conhecer o painel, basta clicar no link abaixo.


Clique aqui para acessar o Painel de Indicadores do Sisema


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900