Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governador lança projeto de centro de acolhimento para os animais

PDFImprimirE-mail

Fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG

FotoMateriaSemandoMeioAmbienteGoveSecretario-06062020boainterior

O estado atua como referência técnica e desempenha o papel de mobilização e união entre empresas e prefeituras 

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente o governador Romeu Zema participou do lançamento virtual do “Projeto Pioneiro de Acolhida, Abrigo e Adoção de Fauna Doméstica Abandonada”. A iniciativa tem objetivo de criar centros de acolhimentos para ajudar a reduzir a população de animais de rua por meio de ações que contribuam para mudança comportamental da população e dos municípios.

 

O primeiro centro no estado será em Matozinhos, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde já se encontra a sede da Sociedade Mineira de Proteção dos Animais. 

 

O projeto nasce com o apoio voluntário da mineradora Anglo American Brasil, que identificou nesta ação a possibilidade de compartilhar a sua gestão com os diversos pleitos municipais sobre a fauna doméstica.

 

O governador parabenizou a iniciativa da empresa e afirmou que Minas sai na frente mais uma vez com um projeto que pode ser referência em todo o país. “Que Minas faça mais uma vez um programa que seja inspirador para outros estados. Não é só uma questão ambiental, mas de saúde pública, já que os animais podem transmitir doenças”, explicou.

 

Desafio

 

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o assunto tem sido um grande desafio da gestão pública municipal, que recebe vasto número de denúncias de maus tratos de animais domésticos, de rua e do controle de zoonose. “Este centro de acolhimento nasce para ser uma referência, uma vez replicado, de como os municípios poderão ter uma ideia exata de custos, equipamentos e estrutura”, explicou. 

 

O estado atua como referência técnica, por meio de orientações, e desempenha o papel de mobilização e união entre empresas e prefeituras para viabilização do projeto. 

 

Propósito

 

Para o presidente da Anglo American Brasil, Wilfred Bruijn, a causa se enquadra no propósito da empresa, que passa pela liderança corporativa confiável, comunidades prósperas e um ambiente saudável com metas desafiadoras para serem atingidas até 2030. “Dentro disso se insere esta ação voluntária de implantar este projeto tão importante para a saúde pública e para o bem-estar da fauna”, disse.

 

Participaram ainda do lançamento do programa o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Noraldino Junior; o diretor Técnico de Projetos e Sustentabilidade da Anglo American, Aldo Souza; o diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American, Ivan Simões; a promotora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público (Caoma), Andressa Lanchotti; o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando; o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; a médica veterinária especialista em Controle Populacional e Medicina do Coletivo, Flávia Quadros e deputados estaduais da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Agência Minas

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900