Sisema inicia treinamento para ordenadores de despesas

Começou nesta segunda-feira (18) o treinamento dos ordenadores de despesas dos Projetos Estruturadores do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema). De acordo com o novo modelo de gestão desenvolvido pela Subsecretaria de Inovação e Logística (SIL), que prevê a descentralização da gestão de recursos disponíveis para a realização das ações ligadas aos PEs e seus associados, os ordenadores serão responsáveis por coordenar as ações a serem executadas no âmbito do projeto e por atingir as metas definidas.

A partir de agora, o Sisema terá, na sede e nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) e escritórios regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), cerca de 50 ordenadores, mais que o dobro do ano anterior. O treinamento terminará na quinta-feira (21).

De acordo com o superintendente de Planejamento e Modernização Institucional, Luiz Guilherme Melo Brandão, os ordenadores foram escolhidos pelos dirigentes do Sisema. "Essas são as pessoas chave dos Projetos Estruturadores. Toda meta a ser atingida será por elas programada. Serão elas também quem definirão os investimentos a serem feitos", esclarece.

Com a descentralização orçamentária, cada subdivisão do Sisema terá uma participação mais efetiva no processo, pois caberá aos principais envolvidos nos projetos definir a destinação de recursos, conforme os objetivos determinados em um planejamento prévio que norteará as verbas previstas. Em contrapartida, recairá sobre a equipe o acompanhamento da execução orçamentária, assim como a responsabilidade do gasto público.

18/02/2008
Ascom / Sisema