Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Equipes contêm vazamento após acidente em João Monlevade

PDFImprimirE-mail

Está em fase final o trabalho de contenção dos cerca de 10 mil litros de óleo que atingiram o solo e o rio Santa Bárbara, afluente do Piracicaba. O acidente que originou o vazamento aconteceu na tarde de sexta-feira (15/02) quando um caminhão que transportava o óleo capotou em um trecho da rodovia MG-890 que liga João Monlevade a Itabira, na região Central do Estado.

Segundo a avaliação dos técnicos do Núcleo de Atendimento à Emergência Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), que acompanham a operação, o óleo que escapou do caminhão não representa mais ameaça ao meio ambiente. A ação rápida do Corpo de Bombeiros e de técnicos da empresa responsável pelo transporte da substância evitou maiores danos.

Cerca de duas horas após o acidente, que aconteceu às 16h30min, quatro barreiras de contenção já haviam sido instaladas. Dos dez mil litros de óleo derramados, dois atingiram o rio e ficaram retidos na barreira instalada no local do acidente. Já na primeira contenção montada a jusante do local não foi constatada a presença da substância na água.

Amostras da áqua serão coletada durante toda a semana em pontos acima e abaixo do local do acidente para verificação da qualidade da água. Elas estão sendo analisadas por um laboratório em Belo Horizonte e o resultado será divulgado na sexta-feira (22/02).

Para evitar danos ao solo, a terra que absorveu a maior parte do óleo foi retirada. Até o domingo (17/02), foram removidas cera de 30 toneladas de terra e nesta segunda, outras dez toneladas seriam retiradas. Posteriormente, a empresa fará a recomposição do local atingido.


18/02/2008
Fonte: Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900