Sisema recebe doação de 200 máscaras para uso em atividades de campo

Foto: Guilherme Paranaiba
Mascaras interna
Modelo face shield conta com duas peças: um aro que prende na cabeça e uma chapa de acetato para proteger o rosto

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu doação de 200 máscaras do modelo face shield – que funcionam como escudo para o rosto – para serem destinadas aos servidores que continuam com atividades de campo durante a pandemia de Covid-19. Os equipamentos foram doados pela SOS 3D JF, com a intermediação do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Noraldino Júnior, e foram entregues ao secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, nesta terça-feira (28/04). Elas se somam às 300 máscaras que já haviam sido cedidas pelo Gabinete Militar do Governo de Minas. Com isso, chega a 500 o total de unidades doadas ao Sisema.

O projeto SOS 3D JF conta com a participação do engenheiro mecatrônico Allan Landau, do empreendedor da área de desenvolvimento tecnológico Giordano Bruno, da médica Maria Augusta Marques e do empresário Guilherme Franklin, de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Eles se juntaram em uma força-tarefa voluntária criada para ajudar no combate ao Coronavírus, produzindo o modelo de máscara face shield para os profissionais de saúde e de outras áreas de Juiz de Fora e região, que não podem parar durante a pandemia.

De acordo com Allan Landau, a máscara tem duas peças. Um aro ou tiara que encaixa na cabeça e segura a segunda parte, que é uma chapa de acetato, PET ou outro plástico transparente. O trabalho começou com a impressão dos aros em impressoras 3D e doação das chapas de acetato e hoje conta com parceiros para a produção em escala industrial das duas partes.

Cerca de 17 mil máscaras já foram entregues nas duas fases, com perspectiva de chegar a quase 60 mil. “Quando começamos esse projeto eu tinha a ambição de abastecer Juiz de Fora e região, mas tomou uma proporção que o país inteiro está pedindo e por isso é uma realização muito grande. Amanhã um de nós pode estar infectado e precisar do profissional que vai usar a máscara. Nada mais justo do que tentar contribuir um pouco nesse momento e fazer mais do que ficar em casa”, diz Allan.

O secretário Germano Vieira, agradeceu à SOS 3D JF e também ao deputado Noraldino Júnior, que contribuíram diretamente para a segurança dos profissionais do Sisema que precisam sair de casa para atividades de campo. “Queria agradecer ao deputado Noraldino Júnior por ter feito essa ponte com o projeto da SOS 3D JF, de Juiz de Fora, do qual temos como idealizadores o Allan Laudau, a doutora Maria Augusta, o Guilherme Franklin e o Giordano Bruno. A todos esses o meu muito obrigado e em especial ao deputado Noraldino, que veio aqui fazer essa entrega que em breve estará em cada uma das nossas regionais”, diz o secretário.

O deputado Noraldino Júnior destacou a importância do projeto e elogiou a atitude dos servidores que seguem trabalhando em campo nesse momento mais sensível para a saúde pública do país. “Quero parabenizar os servidores e agradecer esse esforço, pois são vocês que estão garantindo a qualidade ambiental em todo o Estado, enfrentando esse momento tão sensível. Também agradeço os profissionais da saúde, da segurança pública, que estão nas ruas, além do projeto SOS 3D JF, de Juiz de Fora. Ao Allan, Giordano, Guilherme e a doutora Maria Augusta parabéns por esse importante projeto que vai possibilitar que os servidores possam desenvolver o trabalho e garantir a nossa qualidade ambiental com toda a segurança”, afirma o parlamentar.

Para saber mais e apoiar o projeto SOS3DJF, basta entrar em www.sos3djf.com.br. Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo do secretário Germano Vieira e do deputado Noraldino Júnior.

Print Vídeo interna

Clique na imagem acima e veja o vídeo gravado pelo secretário Germano Vieira e pelo deputado Noraldino Júnior

Guilherme Paranaiba