Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema recebe 300 máscaras do Gabinete Militar para uso em atividades de campo

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Sisema/Divulgação
mascaras
Máscaras serão usadas por servidores do Sisema em atividades de campo

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu, do Gabinete Militar do Governador (GMG) na última semana, uma remessa com 300 máscaras para uso dos servidores em atividades de campo que demandam contato com o público durante a Situação de Emergência em Saúde Pública em Minas Gerais em função da Covid-19. O recebimento do insumo ocorreu após uma solicitação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.


As máscaras serão utilizadas em atividades de vistoria ou fiscalização ambiental consideradas essencias para a qualidade ambiental do Estado, conforme determinou a Resolução Conjunta Semad/ Feam/ Igam/ IEF 2.959/2020, publicada em 16 de abril. A norma ainda trouxe orientações aos servidores e empreendedores sobre as medidas de higiene que devem ser tomadas durante esses procedimentos para evitar a contaminação pelo Coronavírus.


As máscaras recebidas pelo Gabinete Militar serão distribuídas entre os órgãos que compõem o Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). As Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) também receberão quantidades iguais do acessório para distribuição aos servidores que precisarem realizar as ações citadas na resolução.


A distribuição começará a ser feita nesta semana. As máscaras são do tipo Face Shield - que protege toda a face com uma película transparente à base de plástico evitando assim o contato com gotículas, salivas e fluídos que possam atingir a boca e o nariz. É válido lembrar que, em Minas Gerais, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório em estabelecimentos comerciais desde 17 de abril.


Na ocasião, o governador Romeu Zema sancionou o projeto de Lei 1.661/20, enviado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que determinava a medida. Além disso, a Secretaria de Estado e Saúde (SES) também recomenda que as máscaras sejam utilizadas por todos os cidadãos mineiros quando precisarem sair às ruas no período de isolamento social. Todas as medidas visam controlar o avanço pandemia da Covid-19 no Estado.

 

Simon Nascimento
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900