Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Embaixador dinamarquês visita UCs estaduais

PDFImprimirE-mail

O embaixador da Dinamarca no Brasil, Christian Konigsfeldt, conheceu, nesta sexta-feira (15/02), as unidades de conservação estaduais onde estão localizados alguns dos sítios arqueológicos mais importantes do Estado: o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, e o Monumento Natural Peter Lund, em Cordisburgo.

A área compreendida entre os municípios de Lagoa Santa e Cordisburgo, na parte central do Estado, foi local dos estudos do arqueólogo dinamarquês Peter Lund que descobriu os vestígios mais antigos da presença humana no continente americano, bem como da presença de mamíferos gigantes. O trabalho do pesquisador dinamarquês no século 19 inaugurou os estudos arqueológicos no Brasil.

A visita de Christian Konigsfeldt, que começou quinta (14/02), tem o objetivo de iniciar entendimentos entre o Governo de Minas e o da Dinamarca para identificar as possíveis parcerias para a conservação das áreas. O embaixador conheceu atrativos do Parque e a sede da Fazenda do Poço Azul, que será reformada e funcionará como Centro de Visitantes da unidade de conservação e sede operacional do Projeto Estruturador para Revitalização do Rio das Velhas, que pretende possibilitar navegar, pescar e nadar no rio até o ano de 2010.

O embaixador destaca a beleza natural da região, especialmente a Gruta da Lapinha e a Poço Azul. Ele observa que achou impressionantes as pinturas rupestres existentes no Paredão da Lagoa do Sumidouro. "O tesouro histórico da região e o trabalho realizado por Peter Lund não é importante apenas para o Brasil ou a Dinamarca, mas para todo o mundo e para o próprio futuro da humanidade", afirma.

O gerente do Parque, Rogério Tavares, apresentou o trabalho para a implantação do Parque que ganhou impulso em 2007. A meta do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra as unidades de conservação estaduais, é que até o final de 2008 o Parque estará com situação fundiária regularizada e com a infra-estrutura pronta para atendimento ao turista.

O grande potencial turístico do Parque Estadual do Sumidouro é objeto de parceria entre o IEF e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A área cárstica de Minas Gerais é considerado pela Setur como um dos dez circuitos turísticos mais estratégicos para o incentivo à atividade no Estado. O circuito abrange 14 municípios que possuem uma população total de 500 mil pessoas.

Cordisburgo

À tarde, o embaixador seguiu para Cordisburgo, onde visitou a Gruta do Maquiné, no Monumento Natural Peter Lund, onde em 1834, o pesquisador dinamarquês deu início a seus estudos em Minas Gerais. Além de abrigar o berço da arqueologia no Brasil, a unidade de conservação desperta enorme interesse turístico devido à beleza natural que apresenta formações calcárias e os espoleotemas (estalactites, estalagmites, colunas e cortinas). Na região também podem ser encontradas dezenas de outras grutas e cavernas, como a Gruta do Salibre. No final da tarde, o embaixador retornou a Brasília.

 

15/08/2008
Fonte: Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900